Acesse Nossas Redes Sociais

COVID-19

Uso de máscaras em locais fechados é optativo em São Paulo

Publicado

em

Em SP não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais fechados, exceto hospitais, meios de transportes e consultórios médicos. Confira mais informações abaixo. 

Uso-de-mascaras-em-locais-fechados-e-optativo-em-Sao-Paulo-1024x723

Uso de máscaras continua obrigatório apenas em unidades de saúde e transporte público

Nesta quinta-feira, o governador de São Paulo, assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A regra começa a valer a partir desta quinta-feira(17). 

O uso de máscaras continua sendo obrigatório, até o momento, em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público, como ônibus, trens e metrô. A máscara é de uso opcional para ambientes como escolas e o comércio. 

O governador de São Paulo afirmou em coletiva de imprensa que com o avanço da vacinação e a queda crescente nas internações e óbitos foi permitida a medida. O momento é esperado por todos há dois anos desafiadores. Em sua rede social, Twitter, o governador João Doria, anunciou estar “muito feliz”. 

Através de nota divulgada à imprensa, Doria afirmou que a decisão só foi tomada após orientação do comitê científico. 

O governador disse ter recebido hoje a nota técnica do Comitê Científico que apresentou melhoras consistente na situação epidemiológica em São Paulo e, por conta disso, foi decidido que com o respaldo dos cientistas e médicos, foi permitido retirar de forma imediata a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes, exceto unidades de saúde, os hospitais e os meios de transporte público. 

14 dias após o Carnaval, o comitê enviou nota técnica informando melhora progressiva dos indicadores.

Em nota técnica do Comitê Científico foi afirmado que 14 dias após o carnaval foi constatado a manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores, de acordo com o observado durante as semanas que antecederam o feriado, o que indica que a transmissão do vírus apresenta uma redução progressiva. 

Em locais abertos já havia ocorrido o anúncio que o uso de máscaras não é obrigatório.

Até semana passada, o governo estadual afirmou que o uso de máscaras ainda seria obrigatório nas escolas, mas poderia ser retirada a obrigatoriedade nas próximas semanas, caso os indicadores da pandemia continuassem apresentando queda. 

A medida também só ocorre diante do cenário de crescimento da vacinação de crianças de 5 a 11 anos e o reforço da 3º dose em adultos. 

A liberação total das máscaras já era estudada pelo governo estadual desde o final de 2021 pelo Comitê Científico responsável por dar orientações ao governo Doria. Entretanto, a chegada e avanço da variante ômicron fez com que o governo decidisse manter a regra. 

Medida só foi tomada por conta da queda nas novas internações e óbitos no estado

No começo de março, os indicadores apresentaram a menor média móvel de novas internações por Covid-19 desde o início da pandemia. Por conta disso, a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e fechados, com exceção de alguns ambientes, vem de forma imediata por conta das informações divulgadas em nota. 

O uso continua obrigatório em: ônibus, metrô, trens e todos os respectivos locais de acesso, de embarque e desembarque, hospitais, consultórios e as unidades de saúde (sejam públicas ou privadas). 

Sendo o uso optativo em escolas, escritórios, academias, shoppings e lojas. 

Vale salientar que apesar da retirada da obrigatoriedade de máscaras, é preciso continuar com os métodos de prevenção contra o vírus, ou seja, uso de álcool em gel e, se possível, completar o esquema vacinal para evitar contágio do vírus.

Aqueles que se sentirem a necessidade de permanecer de máscaras não serão impedidos de frequentar os locais, salvo as regras do estabelecimento.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

MAIS PROCURADOS