Acesse Nossas Redes Sociais

Princípios Editoriais

O Portal IEF – Informação em Foco é um veículo jornalístico profissional, está no ar desde 2017 independente e não partidário.

Seu propósito é trazer os fatos em primeira mão com uma leitura simples para toda população brasileira.

O compromisso do Portal IEF – Informação em Foco,  É fornecer um serviço de informação e análise de maneira honesta, com a mais alta qualidade e integridade.

ética jornalística é o conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo do Portal IEF – Informação em Foco. Ela se refere à conduta desejável esperada do profissional. Portanto, não deve ser confundida com a deontologia jornalística ligada à deôntica. A deontologia se refere a uma série de obrigações e deveres que regem a profissão. Embora geralmente não institucionalizadas pelo Estado, as normas da ética jornalística são consolidadas em códigos de ética que variam de acordo com cada país.

CÓDIGO DE ÉTICA DO JORNALISMO NO BRASIL

O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros está em vigor desde 1987, depois de aprovado no Congresso Nacional dos Jornalistas. Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o documento “fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional, nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação, e entre jornalistas”. As punições previstas incluem desde advertência até expulsão do sindicato respectivo.

O que normalmente os jornais fazem atualmente é ter um responsável jurídico para adequar textos que possam difamar, caluniar e injuriar pessoas. Não só pela questão social democrática do direito do indivíduo, mas porque os processos judiciais saem muito caros e danosos financeiramente para os veículos de comunicação e muito daninhos para a imagem pública dos veículos de comunicação. As matérias mais polêmicas, portanto, são verificadas e colocadas em termos jurídicos não prejudiciais à sociedade e ao veículo de comunicação.

Um caso notório de erro jornalístico no Brasil foi o da Escola Base, no qual vários órgãos de imprensa publicaram acusações de que um casal de pedagogos numa escola em São Paulo estariam praticando abuso sexual com seus alunos. Mais tarde, as acusações se provaram infundadas e a justiça determinou que os caluniados fossem indenizados. O episódio das crianças de pré-escola situada no bairro da Aclimação, em São Paulo, foi praticamente esgotado no livro “Caso Escola Base – Os abusos da imprensa”, do então graduando em jornalismo, Alexander Augusto Ribeiro, conhecido por Alex Ribeiro. O então bacharelando pesquisou sobre o assunto – teve facilidades, porque era oficial de justiça do Foro Criminal de São Paulo – para elaborar trabalho de conclusão de curso. O então diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Jair Borin, já falecido, afirmou que o aluno havia escrito um livro sobre ética da profissão, ao invés de mero trabalho de conclusão de curso. Publicado, se tornou referência em ética jornalística, propiciando, ao autor, o Prêmio Jabuti. Hoje, a obra se encontra esgotada, e o autor é correspondente em Washington, D.C. de um grande jornal brasileiro de economia.

Em janeiro de 2012, a Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro decidiu punir profissionais da mídia que comemorassem gols durante uma partida. A medida ocorreu após o repórter Eric Faria, da TV Globo, ser flagrado pelas câmeras do Premiere, da Globosat, comemorando o primeiro gol vascaíno durante uma partida entre Fluminense e Vasco.

IMPARCIALIDADE

A questão da imparcialidade é também central nas discussões sobre ética jornalística. É difícil distinguir textos jornalísticos objetivos do chamado jornalismo opinativo. Jornalistas podem, intencionalmente ou não, cair como vítimas de propaganda ou desinformação. Mesmo sem cometer fraude deliberada, jornalistas podem dar um recorte embasado dos fatos sendo seletivos na apuração e na redação, focando em determinados aspectos em detrimento de outros, ou dando explicações parciais — tanto no sentido de incompletas quanto de tendenciosas. Isto é especialmente efetivo no jornalismo internacional, já que as fontes da apuração estão mais distantes para serem checadas. Sem jornalismo profissional de qualidade, a democracia não sobrevive. Sem democracia madura e sólida não há como prosperar o bom jornalismo.

VERDADE E PRECISÃO

Todos os códigos de ética do jornalismo incluem, como valores e preceitos fundamentais, a busca da verdade, a veracidade e a precisão das informações. No Brasil, o Código de Ética da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), estabelece, no art. 2º, I, que “a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários” e no art. 2º, II, acrescenta que “a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos”. Por fim, o artigo 4º afirma que “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação” e o art. 7º, que: “O jornalista não pode (…) II – submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação”. Por sua vez, a Declaração de Princípios sobre a Conduta do Jornalista, da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ ou IFJ, na sigla em inglês), afirma que “jornalistas dignos do nome” (art. 9) devem seguir fielmente o princípio estabelecido no artigo 1º: “O respeito à verdade e ao direito do público à verdade é a primeira obrigação do jornalista”.

POLÍTICA DE CORREÇÕES

O Portal IEF – Informação em Foco é rigoroso em reconhecer e corrigir seus erros. Todo conteúdo em que é identificado erro factual ou informação que induza o leitor a uma interpretação incorreta é prontamente corrigido.

A correção é registrada e informada aos leitores no próprio texto, com referência ao conteúdo original incorreto.

Se alguma pessoa ou instituição foi ou se sentiu prejudicada, tem espaço garantido para retratação.

Erros e dúvidas podem ser informados à equipe por meio da nossa pagina de contato.

 Entre em contato com o Portal IEF – Informação em Foco através de nossa página de contato que você será respondido brevemente.

PATROCINADORES E FONTES DE FINANCIAMENTO

A viabilidade financeira do Portal IEF – Informação em Foco advém da comercialização de espaços publicitários em todas as páginas. Além de parceiros que rotativos que alugam banners, o Portal IEF – Informação em Foco disponibiliza espaço permanente para anunciantes do Google Adsense.

PARCEIROS

  • Porto Fácil Hospedagens: www.portofacil.net
  • Cloudflare: www.cloudflare.com

CONTATOS

Para entrar em contato diretamente com o administrador geral ligue ou envie sua mensagem para:

11-95159-0000 William Martins – [email protected]

Para entrar em contato sobre compra de espaço publicitário ligue:

11- 4305-7915 ou envie um e-mail para [email protected]

Para dúvidas e informações diversas envie sua mensagem no formulário do link abaixo que será respondido em breve!

Contato