Acesse Nossas Redes Sociais

COVID-19

SP: Comitê de Saúde recomenda a volta do uso de máscaras em ambientes fechados

Publicado

em

O Coordenador do Comitê da Saúde, João Gabbardo, diz que os números de casos são muito maiores, já que o índice não contabiliza os resultados do autoteste.

SP-Comite-de-Saude-recomenda-a-volta-do-uso-de-mascaras-em-ambientes-fechados-970x628

Covid-19

Coordenador do Comitê de Saúde do Estado de São Paulo, o médico João Gabbardo, disse nesta quarta-feira que o número de casos de Covid-19 no estado são muito maiores do que os índices apontam, já que os dados não incluem os testes realizados em casa. 

O Comitê recomenda que a população retorne a usar máscaras em ambientes fechados, entre eles as salas de aula, os escritórios e cinemas. 

Em entrevista concedida ao GloboNews, Gabbardo afirma que nesta última semana o aumento de casos foi significativo, sendo um aumento de 41% de aumento nas interações e mais de 80%. Segundo ele, o número é ainda maior, já que diversas pessoas estão fazendo o autoteste e, estes testes, não entram nas estatísticas de novos casos. Por conta disso, o número de casos é maior do que o apresentado nas estatísticas. 

Mudança

A orientação para o retorno do uso de máscaras em ambientes fechados ocorre em meio a uma alta de cerca de 120% de internações por Covid-19 em maio. Mesmo com o crescimento, em São Paulo cerca de 10 milhões de pessoas ainda estão com a dose de reforço da vacina atrasada. 

 O médico afirma que a medida foi colocada como recomendação por conta das dificuldades de se criar fiscalizações e penalidades.Gabbardo afirma que que para tornar obrigatório é necessário fiscalização, devendo ter penalidades e multas, entretanto, neste momento é difícil as secretarias municipais, vigilâncias sanitárias dos municípios consigam realizar esta fiscalização. 

 Obrigatoriedade

O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, em uma entrevista à CBN disse que a gestão estadual não irá decretar a volta do uso obrigatório de máscaras. Tal responsabilidade ficará a cargo das prefeituras de tornar essa recomendação em uma determinação através de um decreto. 

Segundo o secretário, a medida não será tomada frente aos índices, já que ainda está distante daquilo que ocorreu no pico causado pela variante ômicron do coronavírus, no início de 2022. Na época, havia quase 11,3 mil pessoas internadas, sendo 4,1 mil em Unidades de Terapia Intensiva. A Prefeitura de São Paulo, através da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), informou que irá realizar uma reunião extraordinária nesta quarta-feira para avaliar os índices da última semana e decidir sobre o retorno da obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados.

Os especialistas do governo de São Paulo recomendaram que as pessoas de grupo de risco utilizem a máscara mesmo em ambientes abertos e que a população complete o esquema vacinal, com a dose de reforço para adultos e adolescentes, e a quarta dose para idosos e pessoas com comorbidades. 

Em nota emitida nesta terça-feira, o governo estadual afirma que a sugestão não altera a legislação vigente sobre o uso de máscaras. A legislação vigente obriga o uso de máscaras apenas no transporte coletivo e em ambientes hospitalares. 

O grupo de especialistas recomendou que os municípios intensifiquem a busca ativa dos faltosos das 2ª e 3ª dose para adultos e da 4ª dose para os idosos acima dos 60 anos. O grupo também recomenda a importância da vacinação entre os adolescentes para a terceira dose.

Medidas recentes

O estado de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscara contra a Covid-19 em ambientes fechados apenas no dia 17 de março deste ano. A proteção continua obrigatória em meios de transporte coletivo, locais de acesso de embarque e desembarque, hospitais, consultórios e as unidades de saúde. O uso em ambientes como as escolas, escritórios, lojas e academias, por exemplo, é opcional. 

Com o resultado da reunião, a medida poderá voltar a ser obrigatória em todos os ambientes. 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS