Acesse Nossas Redes Sociais

Últimas Notícias

Muro na Marginal Pinheiros será substituído por corredor ecológico, USP arcará 100% com o projeto

Publicado

em

O novo reitor da USP, Carlos Carlotti Junior, afirmou que o muro implantado na extensão da raia olímpica será substituído gradualmente nas áreas onde cerca de 45 já estão quebradas.

Muro-na-Marginal-Pinheiros-sera-substituido-por-corredor-ecologico-USP-arcara-100-com-o-projeto-1005x1024

Novo reitor da USP afirma que muro será implantado gradualmente

Após quatro anos sem alguma solução para o problema dos vidros quebrados, a Universidade de São Paulo escolheu substituir o muro de vidro instaurado, na época, pelo prefeito João Dória (PSDB) na extensão da raia olímpica, que fica na Marginal Pinheiros, por um corredor verde.

Segundo o reitor da universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior, a mudança possui proposta de mudar o conceito do espaço, transformando a área em um corredor mais ecológico e, consequentemente, sustentável. 

Em entrevista concedida à CBN, o reitor afirmou que o projeto apresentado lhe despertou interesse por conta da mudança do conceito, já que o conceito de muro, tanto de tijolo quanto de vidro para um muro ecológico e sustentável. 

De acordo com Carlotti, o projeto foi apresentado pela nova prefeita do Campus da USP na capital, Raquel Rolnik, segundo eles, não será preciso a retirada de 100% do muro de vidro implantado pelo prefeito em uma parceria com a iniciativa privada. 

Projeto irá aproveitar tudo que já foi feito e instalado na raia olímpica 

O reitor chegou a afirmar que o projeto valoriza a permanência de tudo que já foi feito e será aproveitado. Carlotti chegou a afirmar que no espaço vazio onde os vidros estão quebrados ou ainda não foram instalados, será colocado gradis com bastante verde. A iniciativa visa aumentar a quantidade de verde tanto do lado da Marginal quanto da raia olímpica. 

Vale lembrar que a modificação do muro de tijolos pelo os de vidro na Universidade de São Paulo começou em meados de 2017 e foi orçado em R$ 20 milhões. 

A inauguração do muro de vidro aconteceu em abril de 2018, na época, pelo prefeito João Doria, que dois dias após deixou o cargo para concorrer ao governo de São Paulo para ser, posteriormente, governador. 

Mas, poucos dias após a inauguração do muro, alguns vidros já apareceram quebrados e a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar se houve caso de vandalismo ou de falha no projeto. Com o pedido de laudo do Instituto de Criminalística(IC), o resultado apontou que o muro possuía problemas na instalação e se fragilizava com a vibração dos carros e caminhões que passam pela marginal. 

São 45 vidros quebrados do muro de vidro instaurado por João Doria

São, ao menos, 45 vidros quebrados ao longo trecho que, de acordo com o reitor, passaram por mudanças. 

Carlotti Junior chegou a dizer que a velocidade de quebra destes vidros, dos 45 citados, não é grande, demoraram mais de anos e possuem mais de 500 vidros instalados. Ou seja, aqueles que não se quebraram, serão aproveitados e, só será feita uma mudança se for necessário. 

De acordo com a Universidade, o muro da raia olímpica possui 2km de extensão e 1.055 metros estão finalizados com o vidro, enquanto outros 597 metros ainda não estão concluídos. Do trecho incompleto, 240 metros possuem mureta de concreto e colunas de alumínio instaladas e 135 contam apenas com a mureta de concreto. 

Raquel Rolnik, prefeita do Campus da Capital, disse ao jornal da Universidade de São Paulo que o corredor verde será multifuncional, tendo funções estéticas, de drenagem de contenção de encostas da raia e até mesmo de minimização da poluição acústica e atmosférica.O que trará benefício mútuo para a universidade e seus alunos. 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS