Acesse Nossas Redes Sociais

COVID-19

BH alcança taxa de normalidade de 92%, mas infectologista afirma que o futuro da pandemia é indefinido

Publicado

em

Pesquisador e médico infectologista Carlos Starling afirma que a situação atual de Belo Horizonte é confortável, entretanto, o futuro da pandemia ainda é incerto e cuidados devem ser mantidos.

BH-alcanca-taxa-de-normalidade-de-92-mas-infectologista-afirma-que-o-futuro-da-pandemia-e-indefinido-939x628

Covid-19: capital alcança taxa de normalidade de 92%

A capital de Minas Gerais, alcançou a taxa de normalidade de 92% para Covid-19, a maior registrada em 2022. Este cálculo é realizado com base em, pelo menos, seis parâmetros: taxa de transmissão comunitária da doença, taxa de mortalidade por Covid em 14 dias, a letalidade nas últimas 10 semanas, percentual da população com duas doses da vacina, tendência da taxa de casos novos e, por último, tendência da taxa de óbitos. 

Segundo os dados, quanto maior a taxa, mais próximo da normalidade o município está. O que significa boas notícias para os habitantes locais. A última vez que o índice alcançou este patamar, sendo o mais alto ao longo da pandemia, ocorreu apenas em 1º de dezembro de 2021. 

Os dados estão presentes em um estudo feito pelo médico infectologista Carlos Starling, da Sociedade Mineira de Infectologia ,e pelo pesquisador Bráulio Couto, da Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções. 

A pesquisa aponta que a taxa de transmissão comunitária de Covid-19 caiu de 747 novos casos por 100 mil habitantes, entre os dias 18 de fevereiro e 3 de março deste ano, para 50 novos casos nos últimos 14 dias, de 15 a 28 de abril.

A taxa de mortalidade caiu de 59 óbitos por milhão de habitantes em 14 dias para um total de 12, no mesmo período.

Membro do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 de BH diz que a situação pode piorar

Segundo o infectologista Carlos Starling, membro do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Prefeitura de BH, a situação epidemiológica da capital atualmente é confortável, entretanto, é preciso manter os cuidados essenciais. 

O município autorizou a liberação do uso de máscara em ambientes fechados desde quinta-feira(28), mas o infectologista recomenda a manutenção do item de proteção, por conta da indefinição em relação à pandemia. 

Starling ainda disse que a população estava muito confortável no final de novembro e no início de dezembro, mas a situação como nunca antes em janeiro, o que ele prevê que pode acontecer nos próximos meses. Apesar de estar passando por situação epidemiológica confortável atualmente, não há garantias de que isso permanecerá, o infectologista chegou a citar também a situação de outros países. 

Ele ainda afirma que a incerteza continua por conta das vacinas atuais contra a Covid-19 evitam as formas graves da doença, mas não impedem a transmissão do vírus. 

Starling disse que a eficácia das vacinas e sua imunidade pela infecção natural caem de forma progressiva. Em seis meses, ficamos vulneráveis novamente, a tendência é que tenhamos idas e vindas dessa pandemia. Por causa disso, é necessário ainda tomar muito cuidado.

Cuidados necessários contra a Covid-19

Os cuidados que devem ser mantidos contra a Covid-19 são os protocolos sanitários, como o uso de álcool gel, evitar aglomerações e buscar tomar todas as vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas em seu estado ou município. O uso de máscara apesar de estar liberado em locais fechados em diversos municípios, é necessário tomar algumas precauções, como utilizá-la caso esteja com algum sintoma gripal ou até mesmo em ambientes onde possui contato com diversas pessoas. 

Como Starling diz, as vacinas atualmente evitam o sintoma mais grave da doença, mas não evitam a transmissão do vírus. Por isso, apesar dos dados estarem confortáveis, é necessário manter a conscientização sobre o vírus e a indefinição da pandemia.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

MAIS PROCURADOS