Acesse Nossas Redes Sociais

Últimas Notícias

Ucrânia exige cessar-fogo e corredores humanitários em conversas com russos

Publicado

em

Negociadores ucranianos em conversas com autoridades russas na quinta-feira exigiram um cessar-fogo e corredores humanitários para evacuar os cidadãos sitiados enquanto as forças de invasão de Moscou cercavam e bombardeavam cidades ucranianas.

cessar-fogo-e-corredores-humanitarios

Fonte da imagem: REUTERS/Maksim Levin/Reprodução

Cessar fogo e corredores humanitários são exigências ucranianas em negociações com Rússia

Centenas de soldados russos e civis ucranianos foram mortos desde que o presidente Vladimir Putin enviou suas tropas pela fronteira em 24 de fevereiro. A própria Rússia foi mergulhada no isolamento. Muitas pessoas fugiram rumo aos países vizinhos. Esses são alguns dos motivos para a s0licitação de cessar fogo e corredores humanitários por parte da Ucrânia.

As Nações Unidas disseram que mais de 1 milhão de refugiados fugiram em apenas sete dias e que a crise humanitária está piorando.

O conselheiro presidencial ucraniano Mikhailo Podolyak tuitou uma foto sua e de outros negociadores sentados em uma mesa de conferência em um local não revelado. Os ucranianos usavam uniformes de batalha e jaquetas de inverno, os russos usavam ternos e gravatas.

A Ucrânia exigiria um cessar-fogo imediato, um armistício e “corredores humanitários para a evacuação de civis de aldeias/cidades destruídas ou constantemente bombardeadas”, disse Podolyak. Nenhum dos lados sugeriu que estava esperando avanços depois que uma primeira rodada de negociações realizada na Bielorrússia na segunda-feira não fez nenhum progresso.

Leia também: Milhares cruzam fronteiras fora da Ucrânia, homens são instruídos a ficar e lutar

Apesar de um plano de batalha inicial que os países ocidentais disseram ter como objetivo derrubar rapidamente o governo de Kiev, a Rússia capturou apenas uma cidade – o porto de Kherson, no sul do rio Dnipro, no qual seus tanques entraram na quarta-feira.

Com sua principal força de assalto parada por dias em uma rodovia ao norte de Kiev, a Rússia mudou de tática, aumentando o bombardeio de cidades. Faixas do centro de Kharkiv, uma cidade de 1,5 milhão de pessoas, foram transformadas em escombros.

Mariupol, principal porto do leste da Ucrânia, foi cercada por bombardeio pesado, sem água ou energia. Autoridades dizem que não podem evacuar os feridos. O conselho da cidade comparou a situação ao cerco de Leningrado na Segunda Guerra Mundial. consulte Mais informação

‘NADA A PERDER A NÃO SER A LIBERDADE’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, ficou em Kiev, divulgando atualizações regulares de vídeo para a nação. Em sua última mensagem, ele disse que as linhas ucranianas estavam em espera. “Não temos nada a perder a não ser nossa própria liberdade”, disse ele. consulte Mais informação

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que o principal corpo da enorme coluna russa que avança sobre Kiev ainda está a 30 quilômetros do centro da cidade, retido pela resistência ucraniana, problemas mecânicos e congestionamento. consulte Mais informação

Em Borodyanka, uma cidade 60 km (40 milhas) a noroeste de Kiev, onde a população local repeliu um ataque russo, cascos queimados de blindados russos destruídos foram espalhados em uma rodovia, cercados por prédios explodidos em ruínas.

“Eles começaram a atirar de seu APC em direção ao parque em frente aos correios”, contou um homem no apartamento onde estava abrigado com sua família, referindo-se a um veículo blindado russo.

“Aí aqueles desgraçados acionaram o tanque e começaram a atirar no supermercado que já estava queimado. Pegou fogo de novo. Um velho saiu correndo feito um louco, com olhos grandes e redondos, e disse ‘me dá um coquetel molotov! Acabei de definir o APC deles. pegando fogo!… me dê um pouco de gasolina, vamos fazer um coquetel molotov e queimar o tanque!'”

Os serviços de emergência na região leste de Chernihiv disseram que 22 corpos foram retirados dos escombros de um ataque aéreo russo. Mais cedo, o governador Viacheslav Chaus disse que pelo menos nove pessoas foram mortas em um ataque aéreo que atingiu casas e duas escolas.

Dois navios de carga foram aparentemente atacados em portos ucranianos. Seis membros da tripulação foram resgatados no mar depois que um navio de propriedade da Estônia explodiu e afundou em Odessa, e pelo menos um membro da tripulação foi morto em uma explosão em um navio de Bangladesh em Olvia. A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos e óleo alimentar do mundo a partir de seus portos do Mar Negro.

Fonte/Crédito: Reuters

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

MAIS PROCURADOS