Acesse Nossas Redes Sociais

Concursos

Gás russo: UE planeja limitar preço do item, enquanto Putin alerta o Ocidente sobre congelamento no inverno

Publicado

em

A União Europeia propôs um teto de preço para o gás russo na quarta-feira, depois que o presidente Vladimir Putin ameaçou cortar todo o fornecimento de energia se tomasse tal medida, aumentando o risco de racionamento em alguns dos países mais ricos do mundo neste inverno. Saiba mais aqui no Informação em Foco.

putin-reuters

Créditos da imagem: Sergey Bobylev/TASS Host Photo Agency/Handout via REUTERS

Os impasses envolvendo o gás russo e seu comércio com a UE no contexto da Guerra na Ucrânia

O impasse crescente sobre o gás russo pode elevar ainda mais os preços do gás na Europa, aumentando ainda mais as contas que os governos da UE estão pagando para impedir que seus fornecedores de energia entrem em colapso e evitar que clientes sem dinheiro congelem nos próximos meses frios.

A Europa acusou a Rússia de armar suprimentos de energia em retaliação às sanções ocidentais impostas a Moscou por sua invasão da Ucrânia. A Rússia culpa essas sanções por causar problemas de fornecimento de gás, que atribui a falhas no gasoduto.

À medida que as tensões aumentavam, Putin disse que os contratos poderiam ser rompidos no caso de tetos de preços e alertou o Ocidente de que corre o risco de ser congelado como o rabo de um lobo em um famoso conto de fadas russo. consulte Mais informação

A UE, no entanto, planeja avançar com um teto para o preço do gás russo e também um teto para o preço pago pela eletricidade de geradores que não funcionam com gás. consulte Mais informação

Os ministros da Energia da UE devem realizar uma reunião de emergência na sexta-feira.

“Vamos propor um teto para o preço do gás russo… Devemos cortar as receitas da Rússia que Putin usa para financiar esta guerra atroz na Ucrânia”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a repórteres.

A Holanda, que se opôs consistentemente a um teto de preço do gás, apoiaria um que visa o gás russo, disse uma fonte com conhecimento do assunto à Reuters na quarta-feira.

No entanto, um ministro tcheco disse anteriormente que isso deveria ser retirado da agenda da reunião de sexta-feira. Os tchecos estão ajudando a orientar as discussões como titulares da presidência rotativa da UE.

Sem suprimentos

Putin havia antecipado a medida e disse que a Rússia reagiria. “Não forneceremos nada se isso contradizer nossos interesses”, disse Putin em um fórum econômico em Vladivostok.

“Não forneceremos gás, petróleo, carvão, óleo para aquecimento – não forneceremos nada”, disse Putin. Ele também questionou um acordo mediado pelas Nações Unidas para exportar grãos da Ucrânia.

A Europa geralmente importa cerca de 40% de seu gás e 30% de seu petróleo da Rússia. A Eurelectric, uma entidade que representa a indústria elétrica europeia, também criticou os planos para um limite da UE de 200 euros por megawatt-hora no preço da eletricidade de geradores que não funcionam com gás.

“A causa raiz do problema é a falta de fornecimento de gás e nosso vício em combustíveis fósseis importados. Os governos devem tentar resolver isso em vez de recorrer a intervenções ad-hoc distorcidas no mercado de eletricidade”, disse Kristian Ruby, secretário-geral de Eurelétrica.

No entanto, as ações europeias de serviços públicos subiram com as notícias com analistas vendo o nível do limite como um resultado melhor do que o esperado para o setor.

A crise de energia que a Europa enfrenta se tornou mais aguda depois que a russa Gazprom (GAZP.MM) suspendeu totalmente o fornecimento de gás através do oleoduto Nord Stream 1 para a Alemanha, depois de dizer que encontrou um vazamento de óleo do motor durante o trabalho de manutenção na semana passada.

O presidente russo disse que as sanções da Alemanha e do Ocidente que afetam o fornecimento de peças são as culpadas pelo oleoduto não estar operacional. O impacto do aumento nos preços do gás russo está forçando as empresas a reduzir a produção e os governos a gastar bilhões em apoio para amortecer os consumidores do impacto.

A nova primeira-ministra britânica Liz Truss deve revelar seus planos na quinta-feira, com a previsão de que a conta de um congelamento de preços aumente para 100 bilhões de libras.

Crédito do texto: Reuters

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

MAIS PROCURADOS