Acesse Nossas Redes Sociais

Cursos

Veja a importância de fazer cursos livres

Publicado

em

Está afim de fazer um curso, mas descobriu que ele é livre e agora não sabe se vale a pena. Separamos algumas informações incríveis para você. O curso livre é tão importante quanto o curso técnico ou até mesmo o ensino superior, mas se você ainda está com dúvidas, então leia este artigo agora. 

Veja-a-importancia-de-fazer-cursos-livres-1200x773

O que é um curso livre 

O curso livre faz parte da chamada Educação Profissional e, vale ressaltar, apesar de não serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), são atividades consideradas legais e possuem amparo no Decreto nº 5.154/04

Os cursos no formato de ensino livre possui a característica de ter a carga horária reduzida e oferta de um conhecimento específico, como ensinar o uso de um determinado software, língua estrangeira, técnicas de laboratório e diversos outros temas. 

Os cursos podem durar algumas semanas ou até dias, como um workshop ou oficina. Entretanto, existem cursos com carga horária maior, de alguns meses. 

O curso livre é utilizado principalmente como um preparatório para certificações essenciais para colocar no currículo, como as oportunidades feitas pela Microsoft ou Google. 

Importância de fazer cursos livres 

Habitualmente há diversos temas e cursos livres ofertados em diversas instituições de ensino e, vale salientar, quanto mais prestigiada for uma unidade de ensino melhor será a experiência do curso livre. 

Antes de fazer algum curso técnico ou de ensino superior, vale experimentar um pouco da área através do curso livre. Afinal, a carga horária é tão pequena quanto a de um curso técnico ou superior que, com certeza, irá agregar na sua tomada de decisão. 

Além de ajudar a tomar decisão sobre sua carreira, você terá mais ciência sobre alguns assuntos. Poderá optar tanto por curso de línguas estrangeiras quanto os cursos livres da área de tecnologia ou de beleza que, convenhamos, vale a pena tentar antes de se engajar completamente. 

O curso livre poderá ainda oferecer uma boa informação para colocar no currículo, então se você não tiver nenhuma experiência será uma ótima ideia investir nisso.   

Diferença entre curso livre e técnico

Para compreender melhor como é que funciona um curso livre, vale aprender a diferença dele para um curso técnico. O curso técnico é considerado profissionalizante, a instituição de ensino do curso deverá emitir um certificado que atesta a capacitação profissional em nível médio com reconhecimento do Ministério da Educação. 

O curso técnico poderá ser feito durante o ensino médio ou depois em substituição ao nível médio tradicional. É o conhecido ensino médio técnico em que além das disciplinas obrigatórias do currículo, parte da carga horária será destinada à educação profissional. 

Enquanto que os cursos livres podem ser feitos a qualquer tempo, a emissão de certificados é de responsabilidade da instituição dos cursos, mas os certificados não possuem validade diante do MEC. Portanto, o aluno não é considerado um especialista técnico. 

Todavia, este tópico não invalida os conhecimentos adquiridos pelos cursos livres, especialmente se você optar por uma instituição renomada e que oferta programas específicos e essenciais para a sua área de interesse. 

Cursos livres e extensão universitária

Apesar do livre não ter as mesmas exigências que um curso técnico-profissionalizante ou faculdade, há alguns pré-requisitos de admissão, como recomendações sobre o público-alvo do curso. O principal objetivo disso é apenas reunir alunos com interesses iguais e garantir um melhor aproveitamento do curso. Alguns cursos ainda dizem ser ideal os alunos terem determinado material para que possam aproveitar bem a experiência. 

Já a extensão universitária é outra modalidade de curso livre e é oferecido pelas faculdades. 

Qualquer pessoa pode participar, mesmo aquelas que não possuem vínculo com a instituição. A diferença da extensão universitária para o curso livre comum é que possui o objetivo voltado ao mercado de trabalho, já a extensão universitária é direcionada ao meio acadêmico. 

Agora que você sabe tudo isso basta decidir o que quer para a sua carreira e o seu currículo.  

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

MAIS PROCURADOS