Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Conheça Victor Godoy novo ministro nomeado do Ministério da Educação

Publicado

em

Após a saída do ex-ministro, Milton Ribeiro, Victor Godoy assumiu o cargo de ministro da Educação, no fim de março e agora foi efetivado. Godoy era secretário-executivo do ministério desde o mês de julho de 2020. 

Conheca-Victor-Godoy-novo-ministro-nomeado-do-Ministerio-da-Educacao

Agora é oficial o novo ministro do MEC

O governo anunciou, nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial da União, a nomeação de Victor Godoy como o novo ministro da Educação. No final de março, quando Milton Ribeiro, ex-ministro, deixou o cargo, Godoy assumiu a posição. Agora ele foi oficializado no comando do MEC.

A mudança de ministros no comando do MEC aconteceu logo após ocorrer denúncias de irregularidades na gestão de Milton Ribeiro. Foi divulgado pela imprensa um áudio em que o ex-ministro aparece, durante uma reunião, dizendo que a prioridade de repasse de verbas era para municípios apontados por pastores. Ribeiro também afirmou que isso era um pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Os pastores citados no áudio são Gilmar Santos e Arilton Moura, os dois não possuem cargo no MEC. Com essa publicação diversos prefeitos de municípios foram a público para relatar pedidos de propina feitos pelos dois pastores. Segundo os prefeitos, Santos e Moura alegavam que tinham poder sobre os repasses de verbas do Ministério da Educação e chegaram a pedir até ouro em troca. 

Perfil do novo ministro

Antes de assumir o cargo de secretário-executivo do MEC, Godoy fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União, que trabalhou de 2004 a 2020. Na CGU, Godoy teve atuação como auditor federal, chefe de divisão, coordenador-geral e diretor-substituto de auditoria e diretor de auditoria da área social.

Segundo o currículo de Godoy no site do Ministério da Educação,é formado em Engenharia de Redes de Comunicação de Dados pela Universidade de Brasília, em 2003, também possui duas pós-graduações.

A primeira pós-graduação foi em Altos Estudos em Defesa Nacional pela Escola Superior de Guerra, no ano de 2018, e a segunda em Globalização, Justiça e Segurança Humana pela Escola Superior do Ministério Público.

5º ministro da Educação indicado

Victor Godoy está sendo a quinta nomeação do governo Bolsonaro para o Ministério da Educação em quase quatro anos. Antes dele,o cargo foi assumido por Ricardo Vélez Rodríguez, Abraham Weintraub, Carlos Alberto Decotelli e Milton Ribeiro, mas deixaram a pasta após polêmicas.

  • Ricardo Vélez Rodríguez,  sua demissão foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais após pouco mais de três meses. Sua gestão foi marcada por crises, controvérsias e recuos, e gerou insegurança em servidores, gestores estaduais e municipais e especialistas, assim, que viram riscos para a execução de metas e ações prioritárias.
  • Abraham Weintraub, foi o segundo ministro da Educação anunciado por Bolsonaro e também deixou o cargo após meses de polêmicas e críticas, no mês de junho de 2020. Uma das polêmicas foi durante a edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada por erros que afetaram cerca de 6 mil participantes. Na época, Weintraub reconheceu que ocorreram “inconsistências” durante a correção dos gabaritos da prova.
  • Carlos Alberto Decotelli da Silva , pediu demissão do MEC antes mesmo de tomar posse. Foi anunciado por Bolsonaro em 25 de junho de 2020, Decotelli entregou a carta de demissão ao presidente 5 dias depois, depois de uma série de denúncias sobre informações falsas em seu currículo.
  • Milton Ribeiro, foi o ministro da Educação com maior tempo de atuação no governo Bolsonaro, ficando 20 meses à frente do MEC. Entretanto, também entregou o cargo por conta de polêmicas. Um áudio que foi divulgado pela “Folha de S. Paulo” em que o ex-ministro assumia favorecer municípios indicados por dois pastores, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, assim marcou suas últimas semanas no cargo e declarou sua renúncia.
Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS