Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Governo estabelece limite de trabalho no INSS e prejudica perícias médicas

Publicado

em

A determinação do Ministério do Trabalho e Previdência cria limite de trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social. Perícias médicas serão afetadas diretamente por conta deste limite de horário que deverá ser cumprido. 

Governo-estabelece-limite-de-trabalho-no-INSS-e-prejudica-as-pericias-medicas-1067x800

Portaria publicada na DOU estabelece jornada reduzida para profissionais do INSS

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira(12), até 10% dos profissionais responsáveis pelas perícias médicas terão a jornada de trabalho reduzida de 40 horas semanais para 30. Os profissionais ditos são os peritos médicos federais e supervisores médicos periciais. 

O percentual dos profissionais que serão submetidos ao novo limite foi definido de acordo com o total de servidores em exercício nas carreiras já mencionadas. 

Inicialmente, até 50% dos responsáveis pelas perícias médicas do INSS possuíam a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho. 

Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) existem cerca de 3.200 profissionais de perícias médicas em todo território brasileiro. De acordo ainda com o vice-presidente da ANMP, são 10% do contingente que já atua dentro das novas normas estipuladas. 

Todavia, ele crê que a adesão à medida será mínima e que não deve afetar de forma drástica os atendimentos das perícias médicas nas agência do Instituto Nacional do Seguro Social no país. Em maio, a fila do procedimento superou a margem de um milhão de agendamentos.

Cenário atual é preocupante para aqueles que precisam de perícia médica

O cenário atual preocupa diversos beneficiários e aqueles que pretendem dar entrada na aposentadoria por incapacidade, já que o trabalhador poderá esperar até o ano que vem para conseguir agendar e ter atendimento da perícia, além de esperar mais um pouco para ter o resultado que irá determinar a liberação ou não do benefício solicitado. 

O vice-presidente da ANMP chegou a afirmar que poucos peritos serão beneficiados com a medida, já que não há na carreira alguém estimulando fazer a redução de jornada, o que é uma situação pontual. 

Entenda mais sobre as perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social 

As perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social é um procedimento utilizado à concessão de benefícios, como benefícios por incapacidade e doenças graves. É somente através da perícia médica que é possível atestar se a condição alegada pelo cidadão é verdadeira. A importância do procedimento é evitar golpes e fraudes que possam envolver benefícios previdenciários e assistenciais, enquanto oferece também a capacidade de amparar os segurados que precisam de ajuda. 

Hoje em dia, a perícia médica da autarquia só é solicitada para fazer a liberação dos seguintes benefícios: 

  • Auxílio doença;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente. 
  • Aposentadoria de pessoa com deficiência; 
  • Auxílio acidente;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC), se for beneficiário por deficiência ou doença grave.

Vale estar atento aos requisitos estipulados para cada benefício a fim de evitar perda de tempo em filas para conseguir um agendamento na perícia médica do INSS. 

Caso você não saiba o que fazer ou se possui direito ao benefício, confira a página inicial da autarquia ou acesse o aplicativo MEU INSS para ter mais detalhes sobre o agendamento, revisão de benefício e todas as demais informações necessárias para conseguir o benefício de aposentadoria, auxílio ou até mesmo o BPC. 

Mesmo com a diminuição da jornada de trabalho de alguns profissionais médicos do INSS, não podemos afirmar que irá piorar ainda mais o acesso ao agendamento de perícias médicas. Já que, de acordo com o vice-presidente da ANMP, poucos profissionais serão afetados com essa medida. Logo, o cenário apesar de preocupante, não deve criar maiores complicações para os cidadãos. 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

MAIS PROCURADOS