Acesse Nossas Redes Sociais

Direitos

Adicional salarial de 25% para os servidores é aprovado pelo INSS, confira

Publicado

em

Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social vão poder receber o adicional de 25% sobre o valor do benefício. O pagamento é previsto por lei e, por isso, garantido a todos os segurados do benefício por invalidez permanente. Veja como solicitar!

Adicional-salarial-de-25-para-os-servidores-e-aprovado-pelo-INSS-confira-e1660843829438-800x800

INSS e o adicional salarial de até 25%

O valor adicional será pago quando o segurado depende de auxílio de outras pessoas para fazer suas atividades do dia a dia, desde as tarefas mais básicas como comer, tomar banho ou se arrumar. O Instituto Nacional do Seguro Social considera que os custos de manutenção destas pessoas são ainda maiores por conta da necessidade de uma gama de maiores serviços de terceiros. 

Conheça as condições que garantem o Auxílio Acompanhante

Conheça abaixo as condições que garantem o seu direito ao conhecido Auxílio Acompanhante:

  • Cegueira total; 
  • Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos; 
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores; 
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for inviável; 
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja viável;
  • Perda de membro superior ou inferno, quando a prótese for inviável; 
  • Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social; 
  • Doença que exija a permanência contínua no leito;
  • Incapacidade permanente para as tarefas da vida cotidiana. 

Vale ressaltar que a legislação prevê a garantia dos repasses ao beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social com alteração das faculdades mentais com “grave perturbação da vida orgânica e social”. 

Aprenda a fazer a solicitação do Auxílio Acompanhante

O segurado que se enquadrar nas condições citadas acima e se enquadra nas exigências deve passar por uma perícia médica realizada exclusivamente por um perito da autarquia. O procedimento deverá ser agendado pelo telefone 135 ou pelos canais digitais da previdência como o app “Meu INSS” ou site oficial do órgão. 

De acordo com o proprietário da João Financeira, com o cumprimento das etapas é preciso comparecer à perícia médica no INSS no local, dia e hora marcados pelo Instituto Nacional do Seguro Social. No dia da perícia, deve ser levado e apresentado ao perito os documentos de identificação, exames e laudos originais que comprovem a situação do possível segurado. Após isso, o acompanhamento poderá ser feito através do site do INSS, (Meu INSS), na opção de “consultar pedidos”. 

Clique no processo pretendido e selecione a opção “detalhar” e verá todas as informações e resultados sobre este processo. O prazo médio para as solicitações deste tipo é de em torno de 45 dias.

Perícia médica

Apesar do prazo legal ser de 45 dias, vale destacar que diversos beneficiários da autarquia estão com dificuldades de agendar uma perícia médica por conta da grande fila que enfrentam. Apenas para conseguir agendar uma perícia médica os segurados podem chegar a esperar de 3 meses a 1 ano. 

Este congestionamento na fila para conseguir passar em uma perícia se deve por conta da greve dos peritos ocorrida em maio deste ano. 

Entretanto, se houver urgência, vale a pena consultar um profissional especialista ou advogado da área para verificar o que poderá ser resolvido através de uma ação judicial. No mais, é necessário tentar fazer o agendamento através dos canais oficiais da autarquia para conseguir maiores informações acerca do benefício. 

Esteja atento às suas documentações a fim de não perder o momento importante. Os documentos pessoais de identificação, assim como exames e laudos médicos que comprovem a doença ou situação do segurado devem ser originais. Se possível mantenha todos os documentos conservados para que possam estar legíveis.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

MAIS PROCURADOS