Acesse Nossas Redes Sociais

COVID-19

Fatos interessantes sobre as vacinas contra a Covid 19

Publicado

em

As vacinas são uma das maneiras mais seguras e eficazes de reduzir nosso risco de sofrer de doenças mortais que podem nos deixar doentes, nos mandar para o hospital ou pior. Todas as vacinas funcionam ensinando nosso sistema imunológico a reconhecer um patógeno – um organismo causador de doenças. No caso das vacinas COVID-19, esse patógeno é o vírus SARS-CoV-2. Então, sempre que formos expostos ao vírus, nosso sistema imunológico estará pronto para entrar em ação, combater o vírus e nos manter saudáveis.

vaccine-5926664_1920

Fatos interessantes sobre as vacinas contra a Covid 19. Fonte da imagem: Pixabay

Entendendo a importância das vacinas contra a Covid 19

Obter uma vacina COVID-19 ajuda a proteger a pessoa vacinada E ajuda a proteger toda a comunidade. Quanto mais pessoas forem vacinadas, menor o risco de pegar a doença. À medida que as taxas de vacinação da COVID-19 aumentaram, casos, hospitalizações e mortes devido à COVID-19 diminuíram drasticamente em todos os países que alcançaram altas taxas de vacinação.

Quando um número suficiente de pessoas em uma população é imune ao vírus não pode mais causar surtos, dizemos que a comunidade está protegida por meio de imunidade de rebanho O link abre em uma nova guia ou imunidade da comunidade.

A imunidade de rebanho, ou imunidade da comunidade, é importante porque ajuda a proteger os membros de uma comunidade que podem não ser vacinados ou que podem não produzir uma resposta imune forte após a vacinação, devido a uma condição médica específica, por exemplo.

É fundamental que todos sejam vacinados assim que forem elegíveis. Também é urgente que todos em todo o mundo tenham acesso às vacinas COVID-19 para proteger a si mesmos e suas comunidades. As vacinas COVID-19 já salvaram vidas; garantir que as vacinas COVID-19 estejam disponíveis globalmente tem o potencial de salvar milhões de pessoas.

Veja a seguir alguns fatos interessantes sobre as vacinas contra a Covid 19.

As vacinas COVID-19 ensinam nosso sistema imunológico a reconhecer o vírus SARS-CoV-2 e reduzir nosso risco de adoecer

O vírus SARS-CoV-2 causa a doença COVID-19. Quando uma pessoa vacinada entra em contato com o SARS-CoV-2, seu sistema imunológico (as defesas do corpo) responde atacando o vírus e impedindo que ele os deixe doentes. Link abre em nova aba

Existem muitas maneiras diferentes de projetar vacinas seguras e eficazes. Muitas vacinas contra a COVID-19 contêm instruções que ensinam nosso sistema imunológico a produzir e reconhecer um pequeno pedaço do vírus, normalmente a proteína spike.

Após a vacinação, nosso sistema imunológico responde produzindo anticorpos que podem reconhecer a proteína spike. No futuro, se formos expostos ao vírus, os anticorpos que desenvolvemos após a vacinação reconhecerão esse vírus e impedirão que ele se espalhe!

As vacinas contra a COVID-19 nos permitem desenvolver a imunidade que nos protegerá do vírus SARS-CoV-2 sem adoecer. As vacinas contra a COVID-19 não causam a doença COVID-19, independentemente do tipo de vacina.

Muitas tecnologias diferentes foram usadas para desenvolver vacinas COVID-19; todos eles são projetados para reduzir nosso risco de contrair COVID-19

Assim como existem muitas marcas e modelos diferentes de carros, existem muitos tipos diferentes de vacinas contra a COVID-19. Todas as vacinas contra o COVID-19 são projetadas para nos impedir de contrair o COVID-19.

É interessante aprender mais sobre as tecnologias usadas para desenvolver vacinas COVID-19, incluindo como cada vacina funciona para fortalecer a resposta imune para que ela possa nos manter saudáveis.

  • Vacinas baseadas em DNA ou RNA Link abre em nova guia contém as instruções necessárias para fazer um pequeno pedaço do vírus e então o sistema imunológico aprende a reconhecer esse pedaço
  • Vacinas de subunidade de proteína Link abre em nova aba contém um pequeno pedaço do vírus (proteína) e então o sistema imunológico aprende a reconhecer esse pedaço
  • Vacinas de vetores virais não replicantes O link abre em uma nova guia fornece as instruções necessárias para fazer uma pequena parte do vírus e, em seguida, o sistema imunológico aprende a reconhecer essa parte.

As vacinas COVID-19 são a melhor maneira de prevenir a COVID-19

A evidência é clara: as vacinas COVID-19 são a melhor maneira de prevenir a COVID-19. Mas nenhum método é 100% eficaz o tempo todo.

Até que todos possam ser vacinados, continue seguindo todas as diretrizes de saúde pública e tome medidas para proteger a si e aos outros. Isolar-se se tiver algum sintoma, usar máscara, passar tempo ao ar livre em vez de dentro de casa, evitar lugares lotados e manter uma boa higiene das mãos pode ajudar a reduzir o risco de transmissão do SARS-CoV-2.

O risco de contrair COVID-19 é muito maior para as pessoas não vacinadas do que para as vacinadas. Globalmente, a grande maioria dos casos está ocorrendo entre pessoas não vacinadas. No entanto, embora as vacinas COVID-19 sejam nossa melhor aposta na prevenção da infecção, elas não são 100% eficazes.

E assim, embora seja extremamente improvável, é possível se infectar mesmo depois de vacinado. Link abre em nova aba.

Como isso pode ser? Isso pode acontecer se uma pessoa for vacinada apenas parcialmente, se não houver tempo suficiente para o sistema imunológico responder à vacina (geralmente 2 semanas), se o sistema imunológico de uma pessoa não responder bem o suficiente à vacina ou, se os casos são elevados, algumas pessoas podem ser expostas ao vírus repetidamente, aumentando assim o risco de infecção.

Felizmente, as evidências mostraram que a vacinação reduz o risco de doença grave. No caso raro de uma pessoa ser infectada após ser totalmente vacinada, é muito provável que ela apresente sintomas muito mais leves. As vacinas COVID-19 são notavelmente eficazes em diminuir o risco de sofrer de doença moderada a grave por COVID-19, incluindo hospitalização e morte por COVID-19.

 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

MAIS PROCURADOS