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Trânsito

O cartão de transporte BOM, utilizado em SP, poderá ser recarregado até dia 3 de abril

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 A partir de novembro do ano passado, foi iniciada a substituição do cartão BOM pelo TOP. Quem usa o cartão BOM poderá utilizá-lo até o final do saldo e poderá fazer recarga até o início do próximo mês. O cartão TOP começa a receber recargas a partir do dia 4 de abril.

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Como funciona o novo bilhete do Metrô, da CPTM e ônibus de SP

 Quem ainda tiver saldo no cartão BOM a partir do dia 4 de abril,  poderá usá-lo nos transportes públicos com um desconto no valor da tarifa. Logo após esse último uso o cartão será bloqueado e o passageiro deverá substituir pelo cartão TOP. Haverá exceção apenas para quem utiliza o cartão BOM Sênior ou Especial, podendo ser utilizados até a substituição dessas categorias.

Como está sendo a substituição dos cartões para os passageiros

 O cartão TOP está sendo usado desde novembro do ano passado e já apresenta reclamação dos passageiros. Os usuários relatam problemas com o novo cartão e o seu sistema, como lentidão no uso do aplicativo e tótens quebrados, assim dificultando essa transição. Logo, esse problema dificulta a recarga do cartão, como também o deslocamento dos passageiros de SP.

Veja como cada cartão funciona Cartão BOM

 O cartão BOM permite acesso a ônibus, Metrô e trens da Grande São Paulo. Assim, facilitando os embarques e desembarques, uma vez que não é necessário o dinheiro para esses meios de transportes. 

 Os benefícios oferecidos pelo BOM são: pode ser carregado em bilheterias e aplicativos, em perda ou roubo os créditos são recuperados e não é necessário usar dinheiro nos meios de transportes públicos. 

Alguns tipos de cartão BOM, são:

  • Vale transporte;
  • Comum;
  • Empresarial; 
  • Sênior;
  • Especial;
  • Escolar;
  • Municipal.

Lembrando que, apenas o Sênior e o Especial que poderão funcionar após este período para que tenham suas respectivas substituições.

Entenda mais sobre o cartão TOP

 O cartão TOP está sendo usado desde novembro na Grande São Paulo, substituindo o BOM. O novo cartão apresenta a mesma funcionalidade e modelos do antigo. Para a nova substituição de cartão é necessário a retirada do TOP gratuitamente em postos presenciais ou entregue a domicílio com uma tarifa de envio do mesmo. Para informações sobre o cartão e como fazer a substituição em postos ou a domicílio no site do TOP e redes sociais Instagram, Facebook  ou Twitter (@boradetop), são esclarecidas essas dúvidas, mas podendo ser tiradas pelo WhatsApp do TOP (11 3888-2200).

 Pelo aplicativo do TOP é possível fazer a compra dos bilhetes digitais, dessa forma facilitando a utilização dos usuários. Mas há também outras formas de adquirir o bilhete digital do TOP, como nas máquinas de autoatendimento presentes nas estações, estabelecimentos comerciais e WhatsApp. Podendo ser utilizado de duas formas distintas, da tela do celular ou impresso, com a aproximação do código de barras do leitor da  catraca.

O novo cartão TOP oferece a utilização para os mesmos meios de transportes do cartão BOM. Como também o benefício de desconto de R$1,50 na integração entre ônibus e trilhos ainda é mantido nesse novo modelo. Neste novo modelo de cartão é destacado não só como sendo apenas um cartão, mas como também sendo um novo sistema de tecnologia pela Secretaria de Transportes Metropolitanos. Logo, acompanhando o avanço da tecnologia nos meios de transportes e facilitando o deslocamento dos passageiros. 

 Os principais problemas apresentados durante essa transição 

  • Dificuldade para fazer o cadastro, como falhas no aplicativo;
  • Após a confirmação do cadastro não é possível ter acesso ao sistema;  
  • As máquinas disponíveis para a compra dos bilhetes apresentam lentidão que dificulta a leitura do código de barras, como também algumas estão quebradas;
  • Os totens do TOP apresentam falta de papel para a impressão do QR Code;
  • Problemas para recarregar o bilhete em bilheterias;
  • Instabilidade ao usar o aplicativo do TOP e utilizar os recursos oferecidos pelo sistema.

Apesar de não haver soluções para todos estes problemas, os usuários terão que se adaptar a essa transição temporariamente difícil. 

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Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

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