Acesse Nossas Redes Sociais

COVID-19

Em BH fim da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre está “confirmada” por conta de queda no número de casos de Covid-19

Publicado

em

O prefeito de Belo Horizonte anunciou nesta quinta-feira o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos na capital. 

girl-5760039_1280-1024x682

Fim da obrigatoriedade de uso de máscaras ao ar livre na capital mineira

O Prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD) falou nesta quinta-feira sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos em Belo Horizonte. A informação foi anunciada durante uma entrevista para o Balanço Geral, da Record TV, onde o prefeito anunciou que o decreto será oficializado hoje(3). 

 O prefeito explicou que irá desobrigar o uso da máscara em locais abertos em Belo Horizonte e que, hoje, será preciso apenas a publicação do decreto. Apesar disso, o prefeito reforçou que a recomendação do uso da máscara em locais fechados e transporte público. Mas, a medida é uma forma de “aliviar” o esforço que a população tem feito e colaborado com as medidas de prevenção ao vírus Covid-19. 

Entenda melhor sobre a flexibilidade de uso de máscara em Minas Gerais

A Secretaria de Saúde de Minas tem analisado a flexibilização no uso de máscaras, de acordo com o secretário de saúde do estado, Fábio Baccheretti, a medida está sendo vista com mais naturalidade. E, segundo os anúncios em entrevista à Itatiaia, a flexibilização no uso de máscaras no estado só foi adiada por causa da variante ômicron.

Entretanto, a medida deverá ser anunciada ainda na próxima quinzena. O estado irá considerar a melhora nos níveis da Covid-19. 

O secretário afirmou que há 80% da população vacinada com duas doses, e mais de 40% com a dose de reforço. A variante ômicron demonstrou um efeito muito menos de internação neste público. O mesmo citou que o estado enfrentou na onda roxa diversos casos, mas um número menor de óbitos, sendo a ocupação de leitos de 40% ao todo. 

E, por conta da crescente queda disso, as expectativas para as próximas semanas é ter um número ainda menor de casos diários em toda a pandemia. Por isso, haverá a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos, como parques e ruas.

Casos Covid-19 em Minas Gerais

Minas Gerais enfrentou ano passado a onda roxa do Covid-19, onde o número de internações diárias e óbitos estavam em disparada e, com o esforço das prefeituras locais e governo, a campanha de vacinação tem sido um sucesso não só para os adultos com o esquema vacinal completo e a dose de reforço que apresentou ser capaz de oferecer mais proteção contra a variante ômicron descoberta ainda em dezembro de 2021, mas também com a vacinação infantil. 

A variante ômicron foi descoberta em dezembro e assustou a comunidade científica por conta de ter mais de 50 mutações e, apesar de não ser fatal quanto a variante delta com sintomas mais fortes, a variante possui taxas de transmissibilidade muito mais altas. Por conta disso, a preocupação era de que as vacinas existentes não fossem eficientes contra o vírus. 

Felizmente, apesar de ser “menos fatal” é necessário que a população continue seguindo os protocolos de prevenção de Covid-19. 

Atualmente, está sendo estudado pelo governo sobre a flexibilização do uso de máscaras. Apesar do Prefeito de BH já ter anunciado em entrevista que basta o decreto ser publicado para entrar em vigor na capital mineira. 

A medida está sendo estabelecida em um período onde o estado enfrenta menos números de casos diários e internações. Apesar disso, o prefeito de Belo Horizonte recomenda o uso de máscaras em locais fechados. 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

MAIS PROCURADOS