Acesse Nossas Redes Sociais

COVID-19

Gripe – Cidade de SP vai receber 1 milhão de doses da vacina para conter aumento dos casos

Publicado

em

A cidade de São Paulo vai receber 1 milhão de doses da vacina contra a gripe do Instituto Butantan para conter o aumento de casos de síndrome gripal 1º lote será disponibilizado nesta quinta-feira(23) e inicia-se uma nova etapa de vacinação contra H1N1 nesta sexta-feira

cidade-de-sao-paulo-vacina-gripe

Vacina da Gripe cidade de São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) afirmou nesta quarta-feira(22) que o estado vai receber do Instituto Butantan cerca de 1 milhão de doses da vacina contra a gripe H1N1 para enfrentar o aumento dos casos da doença.

O primeiro lote com 400 mil imunizantes será disponibilizado já nesta quinta-feira (23) e a secretaria iniciará a nova etapa de vacinação contra a H1N1 já na sexta-feira (24).

As novas doses serão destinadas às pessoas que ainda não se vacinaram em 2021 e a vacinação vai acontecer em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sempre das 7h às 19h.

Gestantes, puérperas, lactantes, idosos acima de 60 anos e crianças de 6 meses a 5 anos completos fazem parte do grupo prioritário, segundo a pasta da saúde.

“O Instituto Butantan atendeu a um pedido da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da SMS, que enviou ofício solicitando doses adicionais da vacina contra a gripe, na tentativa de amenizar o quadro preocupante de aumento no número de casos de pacientes com sintomas respiratórios, nos últimos dias”, disse um comunicado divulgado pela Prefeitura de SP nesta quarta (22).

A pasta da saúde afirma que fez o mesmo pedido solicitando mais doses da vacina contra a gripe H1N1 para o Ministério da Saúde.

Aumento dos casos de gripe em São Paulo

Atualmente, cerca de 4,5 milhões de pessoas receberam a vacina contra a gripe H1N1 na cidade de São Paulo. O número não foi suficiente para cobrir toda a população da cidade e o aumento dos casos de gripe tem preocupado autoridades de saúde e lotado os hospitais neste fim de ano, o que causou uma superlotação nas unidades de saúde.

Em novembro deste ano, a secretaria afirmou que a cidade de São Paulo registrou o total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19 e os demais de gripe e outras doenças respiratórias. Foram cerca de 55,7 mil atendimentos de doenças respiratórias não relacionadas à Covid no período.

Terça-feira(20), a SMS registrou um total de 170.259 pessoas com quadro respiratório, sendo 79.482 suspeitos de Covid-19. Ou seja, cerca de 90,7 mil atendimentos de doenças respiratórias não relacionadas à Covid.

São cerca de 35 mil atendimentos a mais só de casos não relacionados à Covid na comparação de um mês com o outro, sem dezembro nem mesmo ter chegado ao fim.

Superlotação e confusão nas Unidades Básicas de Saúde em São Paulo

O aumento de casos de pessoas com sintomas gripais tem causado lotação e confusão nas unidades de saúde da região metropolitana de São Paulo. O atendimento de síndrome gripal aumentou em 48%. No final de quarta-feira(22), os pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, Taboão da Serra, relataram que viram outros pacientes desmaiando sem atendimento. O local estava lotado.

Na capital, apenas nos primeiros 20 dias de dezembro foram feitos quase 82.911 atendimentos de pessoas com problemas respiratórios. Em novembro, foram 55.729 atendimentos.

O Hospital Infantil Menino Jesus, que fica na Bela Vista, região central da capital, bateu o recorde de atendimentos de pessoas com problemas respiratórios e está lotado. O superintendente do hospital Antônio Carlos Madeira disse que esta semana, o pronto-socorro registrou o recorde de atendimento dos últimos dois anos. Foram 246 pacientes em um único dia.

A preocupação de um surto da doença é evidente, por conta disso a nova etapa de vacinação contra a gripe começa na sexta-feira(24), véspera de Natal.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News
Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS