Acesse Nossas Redes Sociais

COVID-19

Governo mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras até fim de março

Publicado

em

Comitê de Saúde informou ao estado que ainda é cedo para anunciar a flexibilização do uso de máscaras no estado de São Paulo.

uso-de-mascaras-ate-31-de-marco

Uso de máscaras obrigatório até 31 de março

Indicadores apresentarem tendência de queda nos casos e mortes por Covid

O coordenador do Comitê de Saúde, Paulo Menezes, orientou o estado que apesar dos indicadores apresentarem tendência de queda nos casos e mortes por Covid, não é o momento de anunciar uma possível flexibilização do uso de máscaras.

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira que a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes continua até o dia 31 de março. O governo também disse que a liberação está sendo estudada, mas não há data para alteração da medida.

Paulo Menezes, coordenador do Comitê de Saúde estadual, disse que apesar dos indicadores terem apresentado tendência de queda nos casos e mortes de Covid-19, é cedo demais para anunciar a flexibilização.

O mesmo ainda disse que não há algo que mude a perspectiva já que, na terça-feira(22), a Organização Mundial da Saúde publicou um relatório avaliando o que está sendo chamado de subvariante BA2 da ômicron. Por conta disso, não há data para flexibilização do uso de máscaras, o momento atual exige cautela com as medidas que deverão ser tomadas.

O uso da máscara é uma medida crucial para evitar avanço da ômicron

Os especialistas continuam defendendo que o uso da máscara, além da vacinação, como principal medida para conter o avanço da variante ômicron. O médico integrante do Comitê de Saúde, João Gabbardo, relatou que o comitê científico está analisando sobre o uso ou não de máscaras. O decreto no estado de São Paulo de uso obrigatório de máscaras se estende até o fim de março. Por conta disso, até que se chegue a data final de vigor do decreto, o comitê continuará realizando avaliações para que possa ser feito um anúncio confiável. Outro detalhe que foi citado por Gabbardo é que esta é a primeira vez que os indicadores apontam redução no número de mortes.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, a gestão estadual também indicou que seja evitado aglomerações e orientou as prefeituras a acionar a polícia militar, caso os blocos de carnaval façam cortejos nas ruas.

Apesar das indicações, as festas privadas podem ocorrer com 70% da capacidade no estado. Sendo necessário apenas que os estabelecimentos continuem com os protocolos de segurança já anunciados e estabelecidos.

Tendência de queda nos casos e mortes de Covid-19 decorrentes da variante ômicron

Pela primeira vez em 2022, o estado de SP registrou uma semana com menos mortes por causa da Covid-19 do que a anterior.

A semana epidemiológica se encerrou no último sábado e teve cerca de 11% menos mortes do que a semana que acabou no sábado anterior (12). No total, foram cerca de 1.693 mortes causadas por causa da Covid-19 entre o dia 13 e 19 de fevereiro, contra um total de 1.905 entre 6 e 12 do mesmo mês.

Os dados do estado de SP apresentaram que o mês de janeiro teve aumento semanal consecutivo de casos e mortes causadas pela Covid-19. Na segunda semana de janeiro, ocorreu um aumento de 115% em relação à semana anterior e foi seguido de altas de 118%, 87%, 25% e, por fim, 11%.  Ainda no mês de janeiro, o estado enfrentou problemas com a notificação de mortes e casos por Covid-19. A causa do problema para as notificações foi por conta do sistema usado pelo Ministério da Saúde ter sofrido um apagão. Após esse ocorrido, alguns registros ficaram represados logo no início do ano. Alguns pesquisadores também ficaram semanas sem acesso aos dados e os profissionais de saúde afirmaram dificuldades para conseguir inserir os números.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS