Acesse Nossas Redes Sociais

COVID-19

Covid-19 – Número médio de pacientes em UTI em SP teve aumento de 100%

Publicado

em

A média móvel teve um aumento de 100% de pacientes internados em UTI com Covid-19 e o número médio de crianças e adolescentes nas UTIs cresceu cerca de 50% no mesmo período, de acordo com os dados do governo de SP.

aumento-numero-internacoes-covid

Aumento no número de internações por COVID19

Número de pacientes internados nas UTIs mais que dobrou nos últimos meses

Pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva(UTI) com Covid-19 no estado de São Paulo mais do que dobrou nos últimos dois meses. O aumento de cerca de 102% ocorreu entre o dia 15 de novembro, quando a média era de 1.210 pacientes com o vírus nas UTIs do estado e, na segunda-feira (17), o número chegou a 2.454.

A média móvel de crianças e adolescentes menores de 18 anos internados em UTIs também teve aumento, embora seja menos significativa nesta faixa etária do que no público geral. Sendo a média de 113 em 15 de novembro para 169 na segunda-feira (17), o que representou uma alta de 49%.

Na quarta-feira(19) o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) publicou os dados de aumento no número absoluto de crianças e adolescentes com Covid-19 internados em UTIs no estado.

O governador destacou ainda o aumento de 61% no indicador já que em novembro do ano passado, 106 crianças e adolescentes ocuparam os leitos de UTI no estado e, nesta segunda o índice subiu para 171. Neste mesmo período, o total de pacientes de todas as faixas etárias teve um aumento de 65%.

Média móvel de novas internações em SP para todas as faixas etárias teve aumento de 254%

O intervalo entre 15 de novembro e 17 de janeiro contou com novas internações para todas as faixas etárias com um aumento de 254% na média móvel.

Em novembro(15), a média era de 321 pessoas internadas com Covid-19 por dia no estado, em leitos de enfermaria ou em UTI, mas em janeiro(17), o número aumentou para 1.139 internações diárias.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o foco de preocupação no estado são as crianças que possuem 5 a 11 anos de idade que começaram a ser vacinadas ainda nesta semana e, as mais novas, entretanto, ainda não podem se vacinar.

O secretário chegou a dizer que “Se a gente for analisar o período de 1º de janeiro de 2021 ao dia 10 de janeiro de 2022, na faixa etária de 12 a 17 anos, tivemos 947 internações nas UTIs, e mais do que o dobro na faixa etária de 3 a 11 anos. Lembrando que a faixa etária de 3 a 11 anos teve 2.005 pacientes internados na UTI, mostrando que, nessa faixa de 12 a 17 anos, o impacto acabou sendo menor exatamente por conta da vacinação”.

Mas, segundo o infectologista Jamail Suleiman, a preocupação com as crianças e adolescentes é justificada já que, ainda que tenha tido atraso para a vacinação infantil, uma parte delas, que possuem entre 5 e 11 anos, estarão tendo um “manto de proteção”.

Vacinação infantil

Em coletiva de imprensa que ocorreu na quarta-feira(19), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) criticou a atitude do Ministério da Saúde em relação à vacinação infantil contra a Covid-19. O governador chegou a defender a aprovação imediata do uso da CoronaVac que só veio a ser aprovada nesta quinta-feira(20) pela Anvisa.

A gestão estadual afirmou ter a quantidade de doses suficientes do imunizante para vacinar todas as crianças do estado e fornecer ainda para outras regiões.

A vacinação infantil já teve início no estado de São Paulo para crianças entre 5 a 11 anos de idade nesta segunda-feira(17).

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News
Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS