Acesse Nossas Redes Sociais

Últimas Notícias

Agentes de saúde do Rio de Janeiro auxiliam na coleta de dados para o Censo 2022, confira

Publicado

em

Agentes-de-saude-do-Rio-de-Janeiro-auxiliam-na-coleta-de-dados-para-o-Censo-2022-83-dos-brasileiros-ja-participaram-da-pesquisa-e1672200717482-1200x800

Acordo com Prefeitura do Rio de Janeiro permite atuação dos agentes como recenseadores

Nesta terça-feira, 27, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciou o acordo realizado com a Prefeitura do Rio de Janeiro que permite a atuação dos agentes de saúde como recenseadores na cidade. O foco desta parceria é acelerar a coleta de dados que está atrasada e, até então, não terminará este ano. O diretor do instituto de pesquisas, Cimar Azeredo, disse que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio e de outras secretarias municipais de outros estados estão sendo essenciais na coleta do censo. 

Esta parceria já acontece em outros municípios. Já no Rio, os agentes estão atuando em ações conjuntas dos dois órgãos.

O diretor disse que, em alguns locais da capital fluminense, a coleta dos dados só avançou por conta do apoio dos agentes de saúde. Um dos locais de destaque é a Rocinha, na Zona Sul do Rio.

O diretor destacou que os agentes são treinados para a coleta e que a própria área da saúde é grande usuária dos dados do censo.

Censo 2022: usuários podem remarcar a visita dos recenseadores

Para as pessoas que precisam remarcar a visita dos recenseadores do Censo 2022, o IBGE disponibilizou o número 137, que entrou em funcionamento nesta terça-feira(27). Piauí e Sergipe já contam com o serviço. O número é conhecido como Disque-Censo, na página do IBGE é possível consultar se está disponível em cada município. 

Ao receber a ligação, os atendentes irão pedir que o morador se certifique se não há outra pessoa que reside no domicílio respondendo ao Censo. Através da conferência do banco de dados, é possível conferir se o local consta como visitado ou não pelos agentes. 

Se o endereço não tiver sido visitado, o atendente informa que um recenseador irá presencialmente ao domicílio. Neste caso, é aberto o “chamado” para a equipe local, para que entre em contato com os moradores e agendem um dia para fazer a visita. 

Entenda melhor sobre o atraso na coleta dos dados 

No início de dezembro, o instituto disse que a operação do Censo 2022 não terminaria este ano. De acordo com o IBGE, a operação ultrapassou 80% da população. Entretanto, vale informar que a previsão inicial era concluir o recenseamento em outubro, mas alguns fatores atrapalharam isso. Entre eles, a recusa da população em responder ao questionário e a falta de recenseadores. E, por isso, a parceria faz com que se reduza o efeito destes problemas. O diretor cita que já está pensando na solução deste problema para o próximo censo, já que era um problema anterior que tomou proporções maiores. 

A previsão atual é que a pesquisa esteja pronta em janeiro, principalmente para fechar os dados de grandes estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Apesar da notícia, os dados já estão sendo atualizados. Contando com 83,8% da população do país, são mais de 178 milhões de pessoas que já responderam ao questionário. 

Vale informar que o censo é fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios brasileiros e em seus recortes territoriais internos. A pesquisa é realizada através da coleta de dados de um recenseador sobre a pessoa residente. Com os dados é possível analisar como está a condição de vida de todos os brasileiros. Cada resultado da pesquisa pode ser verificado na página oficial do instituto.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS