Acesse Nossas Redes Sociais

Trânsito

Outubro chuvoso – São Paulo recebe em menos de um mês 90% de volume de chuva

Publicado

em

A primavera já é conhecida por ser um período de fins de tardes chuvosos e dias ensolarados, mas dessa vez a estação vem sendo muito comparada com o inverno, já que os dias no estado de São Paulo estão sendo chuvosos e nublados, apresentando até mesmo baixas temperaturas. A grande quantidade de chuva registrada até o dia atual vem sendo de 90,5%, o que pode ser uma surpresa, já que o estado passou alguns meses sem registrar volumes significativos de chuva.

outubro-chuvoso-av-paulista

Confira neste artigo o impacto dos dias chuvosos no nosso dia-a-dia e o que dizem os meteorologistas sobre o que esperar para a previsão para o restante do mês.

O que é esperado até o fim do mês em São Paulo

Nessa semana, São Paulo registrou além de muita chuva, baixas temperaturas fazendo os paulistas tirarem os casacos do guarda roupa, muitos fazem até piadas dizendo que a capital havia virado Londres, pois todos os dias estavam nublados, com frio e chuva, outros disseram que a estação parecia mais com o inverno do que com a primavera.

De acordo com os meteorologistas, os próximos dias de outubro não serão muito diferentes, neste sábado (23) a temperatura irá subir, podendo chegar aos 28°C, mas não vai durar por muito tempo, já que no domingo à noite uma nova frente fria chegará derrubando as temperaturas novamente, e continuando com chuvas frequentes.

Os especialistas ainda apontam que até o fim do mês, o número de precipitação esperada para a capital é de em média 106,9mm.

Boa notícia para os reservatórios

Apesar da maioria das pessoas não gostarem dos dias chuvosos, principalmente na capital de São Paulo por causarem lentidão e muito trânsito, o grande volume de chuva é ótimo para os reservatórios locais.

Por praticamente 3 meses, os reservatórios registraram baixas porcentagens em seus volumes de água, o que vinha preocupando as autoridades, pois apresentava risco para uma crise hídrica no estado. Algumas campanhas já haviam sido lançadas pelo governo, recomendando à população que fizessem a economia de água em suas casas, com banhos mais rápidos, reutilização de água, atenção com torneiras abertas e uso de mangueira, entre outras recomendações.

No mês de junho, o principal reservatório de São Paulo, Cantareira, chegou a apresentar apenas 20% da sua capacidade preenchida, o que foi de extrema preocupação. Hoje, com o nível de chuva registrado nos 20 dias do mês de outubro, o reservatório apresenta 28,2% da capacidade, o que não é uma visão positiva totalmente, mas que já demonstra sinais de melhora.

O lado ruim do excesso de chuva

Para um estado de alerta de crise hídrica, grandes quantidades de chuvas são essenciais, mas sabemos que durante esses períodos chuvosos muitas tragédias acontecem, incluindo deslizamentos e inundações, além de fortes vendavais que causam pânico em muitos moradores.

Foi o que aconteceu em Pirassununga (SP), após um temporal que deixou o céu da cidade escuro e causou muitos estragos como queda de árvores, postes e telhados, além dos momentos de tensão vivenciados pelos moradores da região.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS