Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Veja como não cair em dívidas em poucos passos

Publicado

em

A carteira está começando a ficar apertada e não sabe mais o que fazer, além de solicitar empréstimos e créditos? Preparamos para você algumas dicas incríveis para ajudá-lo a não cair em dívidas e, o melhor, não é preciso evitar de usar o cartão de crédito! Veja agora. 

Veja-como-nao-cair-em-dividas-em-poucos-passos-883x628

Inflação, dívidas e organização financeira

A inflação em alta e o desemprego ainda são os principais motivos para diversas pessoas caírem nas garras do crédito desenfreado, afinal o salário mínimo não é mais suficiente para arcar com a cesta básica de alimentos, as contas e, é claro, as necessidades básicas. 

Não só a pandemia do covid-19 ocasionou um colapso nos sistemas de saúde, mas também influências da guerra na Ucrânia contra a Rússia têm feito com que o preço dos combustíveis estivesse em alta e, consequentemente, o país enfrenta uma desvalorização da própria moeda. 

A eventualidade das situações fez com que pegasse todos de surpresa, por isso,a organização financeira é necessária e preparamos algumas dicas para que você consiga lidar com a inflação, não caia em dívidas e tenha um planejamento financeiro eficaz. 

Dicas para não cair em dívidas

Não há segredos em evitar uma dívida ou fazer uma renegociação dela, é necessário ter atenção para que não caia nas armadilhas dos juros. 

Faça anotações ou planilhas 

Contar com os velhos hábitos de anotar tudo que gasta e o que recebe é uma boa maneira de organizar sua vida e sem lidar com tantas surpresas. Este método permite que você consiga ter mais facilidade em analisar o que são gastos necessários, desnecessários e o quanto precisa com isso. Mesmo que você não tenha um cartão de crédito para “livrá-lo” com algum valor necessário, é possível decidir com mais facilidade com uma clara visualização das informações. 

Use com moderação o cartão de crédito

Usar o cartão de crédito para qualquer compra pode se tornar uma bola de neve no fim do mês, já que a fatura será uma grande fria para um dinheiro que já está contado ou sequer tem. Por isso, utilize com moderação o cartão de crédito e, se possível, evite fazer parcelamento de forma frequente. 

Renegocie suas dívidas e analise todas as propostas de juros das instituições bancárias

Caso você já tenha alguma dívida pendente é uma boa ideia fazer uma renegociação dela antes que os juros subam cada vez mais à medida que o tempo passa. Quanto mais cedo tentar a renegociação, mais fácil será entrar em algum acordo. Outra dica valiosa é analisar todas as propostas de empréstimos, esteja atento aos juros que as instituições anexam para verificar se vale a pena, de fato, conseguir o empréstimo daquela instituição. Quanto menor for o juros, melhor será no caso de algum imprevisto. 

Elabore uma reserva de emergência

A reserva de emergência deve ser formada para que no caso de uma eventual demissão você tenha dinheiro para sustentar seu estilo de vida por, pelo menos, seis meses ou um ano. 

Faça investimentos

Se é sua primeira vez no mundo dos investimentos, vale a pena investir nas taxas fixas que possuem um valor pré-determinado de quanto receberá ao final do período proposto, como a Selic. Após ter alguma confiança no investimento, então pode tomar algumas decisões mais arriscadas, mas é claro, analise se é viável fazer isso na situação atual. 

Para driblar a inflação

Driblar a inflação não é fácil, mas você pode conseguir. Para conseguir isso basta fazer um planejamento financeiro, fazer pesquisa de preços e, é claro, investir de forma segura. As dicas citadas acima são os principais alicerces para conseguir lidar com a inflação atual do país.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS