Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Transporte público ou carro: o que é mais em conta usar?

Publicado

em

Seja você estudante ou trabalhando em período integral, é essencial se locomover. Muitas pessoas optam por comprar um carro e resolver os problemas de transporte com as próprias mãos. Outros preferem andar de ônibus ou trem com outros passageiros.  Mas o que será que compensa mais financeiramente: usar o transporte público ou usar um carro? Saiba mais ao longo desse artigo.

bus-1263266_1280

Transporte público ou carro: o que é mais em conta usar? Fonte da imagem: Pixabay

Os benefícios do transporte público

Quem usa transporte público, seja ônibus, trem ou trem leve, costuma ver muitas vantagens.

  • É melhor para o meio ambiente

Cada carro na estrada emite dióxido de carbono, um gás que contribui para o aquecimento global. Na verdade, o transporte é responsável por 29% de todas as emissões de gases de efeito estufa nos EUA. Quando dezenas de pessoas viajam juntas, no entanto, reduzem a quantidade de poluição gerada.

Sistemas ferroviários pesados, como metrôs e metrôs, produzem 76% menos emissões por milha do que o veículo médio de ocupação única. Os sistemas ferroviários leves e os ônibus também são mais ecológicos do que entrar no carro.

  • Você pode economizar dinheiro

Dirigir tem mais custos do que o próprio veículo. Você tem que comprar um seguro, manter seu tanque de gasolina cheio e agendar a manutenção de rotina. Em comparação, você paga para usar o transporte público por viagem, uma taxa que normalmente é de alguns dólares no máximo.

Embora possuir um carro possa lhe dar um grau de liberdade que você não teria, muitos que pegam um ônibus ou metrô economizam dinheiro a longo prazo. Em alguns locais, serviços como táxis, serviços de carona e trens ainda podem ser mais baratos do que possuir e dirigir um carro.

  • É mais seguro do que dirigir

Dirigir um carro pode ser perigoso. Enquanto você pode controlar como você age na estrada, você não pode assumir o volante para os outros. Ao usar o transporte público, você reduz em mais de 90% a chance de se envolver em um acidente. Da próxima vez que você se sentar ao lado de outros viajantes durante o trajeto, fique tranquilo sabendo que pode pegar um livro ou ouvir música sem se concentrar na estrada.

Os benefícios do transporte privado

Não venda seu carro e compre um passe de ônibus ainda. Dirigir seu próprio veículo vem com seu próprio conjunto de benefícios.

  • Você tem mais flexibilidade

Ao dirigir, você tem a liberdade de escolher para onde e quando deseja viajar, incluindo os destinos exatos de partida e parada. Você controla o cronograma, em vez de olhar para os horários e tentar se apressar. Você também vai direto do ponto A ao ponto B sem paradas desnecessárias.

Dirigir é ideal quando você quer atravessar longas distâncias. Muitos sistemas de transporte têm rotas limitadas e estão confinados a locais dentro da mesma cidade. Às vezes, atravessar a cidade requer várias transferências. Com um veículo, no entanto, você pode dirigir pelas linhas da cidade, estado e país com facilidade.

  • Você pode viajar com conforto

O transporte público, que geralmente exige aglomeração em uma área pequena, pode ser desconfortável. Se não houver assentos disponíveis, você pode ter que ficar de pé. Se você ficar preso ao lado de alguém barulhento, terá que esperar até sua parada para escapar.

Em um carro, você pode ficar tão confortável quanto quiser. Você tem mais espaço e pode controlar a temperatura e o fluxo de ar. Se você sentir vontade de ouvir música, pode tocar músicas tão alto quanto quiser.

  • Você pode ficar sozinho

Uma das questões mais significativas do transporte público é que você não pode controlar quem você senta ao lado. Em um carro, você pode dirigir sozinho ou aceitar amigos e familiares como passageiros. Você pode trazer objetos de valor sem temer que algo possa ficar para trás. Se estiver preocupado em dirigir à noite ou em uma determinada área, você tem a opção de sair em um horário diferente ou escolher um caminho mais seguro.

Fonte/Crédito: PSECU

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS