Acesse Nossas Redes Sociais

Renda

Comprar em dinheiro ou cartão de crédito? Descubra qual é a melhor opção

Publicado

em

O cartão de crédito oferece frequentemente os benefícios e recompensas que você ganha quando gasta com um cartão, mas as vantagens de usar cartões de crédito nem sempre são suficientes para ganhar o confronto entre comprar em dinheiro ou cartão de crédito. Descubra hoje (30) qual é a melhor opção.

money-g3b8cedadc_1280

Comprar em dinheiro ou cartão de crédito? Descubra qual é a melhor opção. Fonte da imagem: Pixabay

Afinal, o que devo fazer: comprar em dinheiro ou cartão de crédito?

Ainda que comprar com dinheiro “vivo” seja a melhor opção na maioria das vezes, isso não significa que o dinheiro prevaleça automaticamente em todas as batalhas entre comprar em dinheiro ou cartão de crédito, pois o dinheiro tem suas próprias desvantagens.

Carregar dinheiro pode ser um risco de segurança, e colocar as mãos nele – principalmente fora do horário bancário – pode ser uma dor.

As vantagens do dinheiro em espécie

Mesmo no mundo digital de hoje, o dinheiro ainda tem seu lugar. Por um lado, a moeda forte fria é quase universalmente aceita, inclusive em várias pequenas empresas que não aceitam cartões de crédito. Também é conveniente em certos eventos onde as filas somente em dinheiro podem ser mais curtas e rápidas.

Um pagamento em dinheiro também pode render um acordo. Alguns varejistas e provedores de serviços menores oferecem descontos para clientes que pagam à vista.  Além disso, os pagamentos em dinheiro trazem os clientes para dentro da loja, onde é mais provável que façam compras adicionais.

O orçamento de linha dura é outra área em que o dinheiro ganha no argumento do dinheiro versus o cartão de crédito. Muitos especialistas financeiros fazem campanha por orçamentos apenas em dinheiro porque o dinheiro impõe um limite rígido aos gastos. Técnicas de orçamento de baixa tecnologia, como orçamentos de envelope, podem ser extremamente eficazes pelo simples motivo de que, quando você fica sem dinheiro, é isso – você acabou de gastar.

Quando o dinheiro não é a melhor opção

É claro que o dinheiro tem suas deficiências, ou não haveria um debate entre dinheiro e cartão de crédito. Para começar, simplesmente carregar dinheiro consigo pode ser arriscado, e não apenas para sua segurança pessoal. O dinheiro é notoriamente fácil de perder ou extraviar, e é excepcionalmente difícil rastrear se perdido ou roubado.

Ser um consumidor somente em dinheiro também tem suas inconveniências únicas, principalmente em termos de receber dinheiro quando você precisar. Embora existam milhares de caixas eletrônicos no Brasil, eles nunca parecem estar por perto quando você realmente precisa de um. E se você achar um, as taxas podem ser chocantes.

Além das taxas, os bancos tendem a ter limites de saque em caixas eletrônicos que impossibilitam obter mais do que algumas centenas de reais em um único dia. Se você precisar de mais do que isso, terá que fazer uma viagem até a agência bancária mais próxima, o que geralmente é ainda mais inconveniente do que encontrar o caixa eletrônico em primeiro lugar. Isso mesmo se o banco estiver aberto – o que não será se for feriado ou após o horário comercial.

As vantagens do cartão de crédito

Por mais útil que o dinheiro ainda possa ser, os cartões de crédito têm muitas vantagens no debate dinheiro versus cartão de crédito. Por exemplo, embora o dinheiro ainda seja a forma de pagamento mais amplamente aceita, os cartões de crédito são aceitos em quase todos os lugares nos Brasil atualmente – incluindo algumas empresas que agora estão renunciando completamente ao dinheiro.

Além disso, muitos serviços definitivamente escolheram um lado na disputa entre dinheiro e cartão de crédito. Os cartões de crédito são exigidos por muitos hotéis e agências de aluguel de carros quando você faz uma reserva, tanto para garantir que eles tenham algum recurso se você destruir seu quarto ou carro alugado, quanto para evitar ter muito dinheiro em mãos.

E embora possa ser um ponto problemático para alguns, os cartões de crédito permitem que você faça compras, mesmo que você não tenha dinheiro para pagá-las no momento. Isso pode ser especialmente útil se você precisar comprar comida ou pagar contas enquanto espera o pagamento do seu pagamento. Além disso, usar um cartão de crédito e fazer pagamentos em dia é uma maneira infalível de aumentar sua pontuação de crédito.

Os cartões de crédito também saem por cima quando se trata de segurança no confronto entre dinheiro e cartão de crédito. Os usuários de cartão de crédito estão protegidos contra transações fraudulentas com cartão de crédito, enquanto você pode dar adeus a dinheiro perdido ou roubado. A maioria dos emissores oferece responsabilidade por fraude.

É claro que ainda nem chegamos às recompensas, que é o argumento mais frequente na batalha entre dinheiro e cartão de crédito. Muitos cartões de crédito com reembolso oferecem um mínimo de 1% de volta nas compras, com taxas de até maiores do que essa em dinheiro de volta para certas compras diárias. E você pode encontrar inúmeras histórias de gastos com cartões de crédito dos titulares de cartões, ganhando todos os tipos de voos gratuitos e estadias em hotéis com seus cartões de recompensas de viagem.

Quando o cartão de crédito é uma má ideia

Quando as pessoas discutem dinheiro versus cartões de crédito, o potencial de abuso é um argumento comum contra os cartões de crédito. Com taxas de juros médias acima de 14%, carregar dívidas no cartão de crédito certamente pode sair caro. A menos que você tenha autodisciplina para pagar sua dívida de cartão de crédito todos os meses, você pode querer ficar com o dinheiro.

Outra desvantagem potencial de um cartão de crédito é a taxa anual. Alguns cartões, especialmente aqueles com os pontos de recompensa mais lucrativos, cobram uma taxa anual para usar seu cartão. Felizmente, é fácil encontrar um cartão sem anuidade, mesmo um que ofereça dinheiro de volta e pontos de recompensa.

Os pagamentos com cartão de crédito também podem custar dinheiro se as taxas de transação forem repassadas ao titular do cartão. As chamadas taxas de conveniência de 2% a 3% geralmente são cobradas se você usar um cartão para pagar certas contas, como mensalidades da faculdade, aluguel, prêmios de seguro, contas de serviços públicos e impostos federais ou estaduais.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS