Acesse Nossas Redes Sociais

Negócios

5 dicas para avaliar uma agência de desenvolvimento antes da contratação

Publicado

em

Hoje em dia, uma boa presença digital é indispensável para as empresas terem resultados satisfatórios e é por isso que há muitas agências de desenvolvimento sendo criadas. Essas são agências que trabalham com vários serviços digitais, garantindo desde a criação de sites até o gerenciamento e acompanhamento das métricas.

aerial-view-business-team

Image by rawpixel.com on Freepik

Conhecida como uma das melhores plataformas de comércio eletrônico, a Agência Magento é capaz de oferecer todas as facilidades e ferramentas para atender as necessidades dos mais variados negócios.

Contudo, será que todas as agências de desenvolvimento funcionam da mesma maneira? Será que vale a pena procurar por qualquer uma apenas para que o serviço digital seja desenvolvido?

A seguir estão 5 dicas fundamentais para escolher uma boa agência e ter maiores garantias a respeito do seu trabalho.

Por que avaliar uma agência de desenvolvimento?

Normalmente, uma agência desse tipo é contratada quando se quer que a empresa tenha uma resposta melhor online. Portanto, o que se tem em jogo não é apenas a criação de um e-commerce, por exemplo, mas sim a visibilidade desse negócio e os seus resultados financeiros.

Sendo assim, avaliar uma agência de desenvolvimento significa aumentar a probabilidade de que ela traga satisfação com o seu serviço e que isso se confirme pelos números do empreendimento.

O que avaliar?

A seguir, as 5 coisas que se têm de analisar quando se decide fazer a contratação de uma agência de desenvolvimento:

  1. Qual é a experiência dessa empresa?

Geralmente, as pessoas que vão em busca de uma agência de desenvolvimento pesquisam quantos anos aquela empresa tem na atuação digital. Porém, o que tem de ser avaliado é quanto tempo há de experiência no segmento da contratante.

Por exemplo: se a agência de desenvolvimento tem 10 anos de atuação, mas nunca trabalhou com empresas médicas, é claro que ela não é uma boa escolha para atender a uma clínica dermatológica, por exemplo.

Desse modo, não se deve ficar focado unicamente em quanto tempo de trabalho aquela agência de desenvolvimento tem, mas sim em quais segmentos ela é experiente.

  1. Cuidado com os preços muito em conta

Quem não quer um baita site ou um grande acompanhamento de métricas de publicidade por um preço barato, não é mesmo? Só que o problema é que esses não são serviços que custam pouco e a agência que cobra um valor baixo demais é merecedora de dúvida.

Para que a agência de desenvolvimento tenha um serviço realmente competitivo e que atenda às empresas, ela precisa de profissionais que tenham qualificação e isso demanda investimento.

Portanto, é preciso ficar bem desconfiado quando a agência de desenvolvimento começa a oferecer serviços muito baratos.

De forma geral, mesmo que isso aparente ser uma boa economia para quem está precisando do serviço, o que pode acontecer mesmo é que se acabe com um acompanhamento de métrica ineficiente ou com um site que não tem todos os recursos desejados.

Vale salientar: às vezes, pagar por uma agência de desenvolvimento mais cara significa investir mais no retorno da empresa.

  1. Avaliar o portfólio

A avaliação do portfólio é um dos principais pontos para que uma agência de desenvolvimento seja escolhida, ainda mais quando essa empresa tem experiência no mesmo segmento em que a contratante está buscando.

Por exemplo: se a contratante está procurando por serviços digitais na área de Saúde e aquela agência de desenvolvimento já trabalhou nisso, vale a pena dar uma avaliada no que há no portfólio.

Isso permitirá entender como aquela empresa faz a avaliação de tráfego, como ela cuida da publicidade, como ela cria site e outros serviços. Normalmente, a agência de desenvolvimento deixa o seu portfólio já à disposição no site.

  1. Verificar a opinião de outras pessoas

Essa é uma dica que se tem de adotar sempre que se faz a contratação de um serviço: verificar o que os demais clientes relatam sobre o atendimento, sobre a assistência, sobre os resultados, etc.

Quando uma agência de desenvolvimento tem bom retorno, ela faz questão de mostrar aos seus outros possíveis clientes, até para que estes sejam encorajados a fechar a contratação.

Por outro lado, quando se trata de uma agência que “esconde” depoimentos, é melhor ir em busca de fontes como o Facebook ou o Reclame Aqui.

Para falar a verdade, é sempre importante ir até essas fontes, mesmo quando a agência de desenvolvimento enche seu site com depoimentos, já que eles podem ou não ser verdadeiros.

Ter o trabalho de pesquisar o que o mercado consumidor fala sobre essa agência pode evitar diferentes tipos de problemas, desde calote até serviço de baixa qualidade.

  1. Verificar quanto a agência cobra para manter o site

Vamos supor que uma agência de desenvolvimento foi escolhida para colocar o e-commerce da empresa no ar. Assim, será criado um projeto visual, escolhido um software, feito a alimentação com os produtos, criada a página de pagamento, etc.

No entanto, é claro que isso não é feito uma vez só: é importante que a agência de desenvolvimento realize a manutenção desse e-commerce e isso é cobrado.

Da mesma maneira, uma agência que é chamada para fazer o acompanhamento de métricas de uma empresa na Internet não faz isso uma vez e pronto: a métrica tem de ser acompanhada constantemente.

Sendo assim, é fundamental ficar atento e conferir o preço não apenas do serviço em si, mas da sua manutenção. Quando não se faz isso, existe o risco de haver uma surpresa com uma manutenção bem mais cara do que o próprio serviço.

Bônus: informar-se sobre a área!

Como é que uma empresa pode determinar se a agência de desenvolvimentos é boa se ela não conhece nada do setor? Por isso, antes de se procurar uma agência dessas para auxiliar na estruturação da sua presença na internet, é indispensável estudar um pouco.

Saber o que são as métricas, que tipo de site está mais valorizado hoje e coisas assim vão ajudar na escolha da agência para os seus negócios.

Quer adicionar mais alguma dica ou contar sobre a sua experiência com agências de desenvolvimento? Comente!

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Bacharel em Administração e graduado em Tecnologia em Gestão Comercial, é especialista em criação de conteúdos sobre negócios. Faz parte da equipe de redação do IEF - Informação em Foco. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS