Acesse Nossas Redes Sociais

Empréstimos

Portabilidade de crédito: Entenda o que é e se vale a pena para você!

Publicado

em

Se você já possui um empréstimo e está ficando todo mês apertado, a portabilidade pode ser uma opção para melhorar as condições de pagamento!

img_20180831182149

Muitas pessoas ao pegarem um empréstimo acabam por se sentirem presas e principalmente arrependidas pelas condições pagas. Contudo, existe uma forma de mudar o pagamento, especialmente mudando o local onde se tem a dívida ativa.

Com isso, você consegue pagar até menos no débito que possui simplesmente mudando de banco. Então, se quer entender o que é a portabilidade de crédito e se vale a pena para você, fique com a gente até o final do artigo!

O que é a portabilidade de crédito?

A portabilidade é uma maneira assegurada de acordo com o código do consumidor para trocar uma dívida de crédito mais cara em um banco por outra mais barata em outro banco.

Assim, dando a liberdade de qualquer pessoa que não se sentir à vontade com determinadas taxas poderá migrar para outra. Além disso, quem se sentir lesado de alguma forma pelas taxas também pode realizar a mudança de banco.

A lei emitida pelo Banco Central através da resolução nº4.292, de 2013, é reconhecida como lei da portabilidade de dívidas. Esse é o respaldo exigido para que se crie competitividade entre as instituições financeiras.

Logo, algumas regras são desconhecidas e podem ajudar muitos quem se sente pressionado com altas taxas de juros, por exemplo. O cliente pode solicitar a mudança da dívida ativa em qualquer momento que decidir.

Como funciona a portabilidade de crédito?

O primeiro passo é a solicitação da portabilidade no novo banco que o cliente quer pedir a transferência da dívida. Com isso, basta aguardar a tramitação entre os bancos, o cancelamento do contrato e por fim a quitação da dívida no banco original.

Além disso, o prazo não pode ser superior ao da nova operação, muito menos ao saldo devedor do consumidor. 

Contudo, a instituição financeira pode fazer uma contraproposta e o consumidor pode aceitar ou não. Assim, o mais importante é fazer uma solicitação para um banco que tenha mais confiança ou mesmo tenha negociado previamente.

Dessa forma, o banco que receber o pedido pode escolher em não comprar a dívida antiga, muito menos cobrir a oferta oferecida pelo banco antigo da dívida. O cliente pode fazer a solicitação do Documento Descrito de Crédito para saber os detalhes da operação.

Como funciona a compra de dívida de banco para banco

De acordo com a direção do Bacen, descrito em suas normas a troca de informações entre as instituições de maneira eletrônica. Além disso, é importante destacar que os custos da operação não podem ser repassados para você.

Existe também a possibilidade de transferência com troco para o cliente em caso de diferença. Logo, dessa forma, o valor é devolvido na conta bancária com o nome do beneficiário.

O banco também não pode cobrar por tarifas da operação, somente em caso de contratos de imóveis e leasing. Porém, as instituições financeiras podem cobrar uma tarifa para cadastro da pessoa, principalmente se ela não possuir ainda no banco.

Passos para fazer uma boa portabilidade de crédito?

Antes de tudo é importante que tenha acesso a instituições de crédito que sejam do SFN (Sistema Financeiro Nacional). É interessante pesquisar as taxas de juros antes de solicitar a portabilidade, além de negociar com o banco que vai comprar a dívida.

Então, se ficou com alguma dúvida sobre portabilidade de crédito, deixe nos comentários!

 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS