Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Confira o que significa economia aberta, ambiental e azul e as suas vantagens

Publicado

em

Saber estes conceitos são essenciais para que se possa compreender tudo ao redor e, o melhor, conhecer suas vantagens. 

Confira-o-que-significa-economia-aberta-ambiental-e-azul-e-as-suas-vantagens-1011x628

O que é Economia aberta 

A economia aberta nada mais é que a possibilidade de entrada e saída de capital para outro, sem lei ou barreira comercial que interfira na movimentação.  Hoje em dia, a maior parte dos países do mundo aceitam e praticam a economia aberta, que consiste na representação de uma alta do PIB (Produto Interno Bruto) dos países. 

Isso acontece porque além da movimentação de bens e capitais entre os países, a economia aberta também favorece o desenvolvimento da tecnologia, comunicação, transporte, geração de empregos relacionados às transações internacionais.

Agora que você conhece a economia aberta, conheça mais sobre a economia ambiental.

O que é Economia ambiental

A economia ambiental é apenas um complemento dos estudos sobre a economia. Ela é a responsável por avaliar os processos de recuperação do meio ambiente. A economia ambiental surgiu na metade do século XX, época que as pessoas passaram a perceber que os recursos naturais poderiam acabar e, sem um deles, a vida no planeta estaria em grande risco. 

A proposta desta economia é minimizar o máximo que for possível o impacto causado no meio ambiente e nos ecossistemas presentes. E, para isso, o principal objetivo é maximizar o valor dos recursos através da análise detalhada dos efeitos que a exploração ambiental vem causando. Entre eles, podemos citar o aquecimento global, efeito estufa e os outros impactos negativos que afetam não somente uma parte do planeta, mas todo.

As notícias sobre as medidas para evitar o aceleramento do aquecimento global, acordo sobre os processos menos danosos ao ambiente e ao clima têm sido recorrentes e, é claro, é de interesse de todos. Afinal, é esta economia que irá analisar se os procedimentos põem em risco a saúde do planeta e dos seres que a habitam.

O que é Economia azul 

Diferente do da economia ambiental, a economia azul traz reflexões sobre a contribuição dos oceanos à economia e sua necessidade de garantir a sustentabilidade ambiental e ecológica nos espaços marítimos. Se essa dinâmica, por um lado, instrumenta o uso dos recursos vivos e não vivos em benefício do desenvolvimento, o outro diz respeito à provocação da crescente preocupação com a saúde dos oceanos. O objetivo desta economia é assegurar que as próximas gerações possam usufruir os recursos neles existentes. Então, quando ouvir falar sobre a temperatura, por exemplo, dos oceanos, estamos dizendo não só de uma economia ambiental, mas principalmente, marítima. E que vale preservar para garantir que as demais gerações possam ter o contato daquilo que o oceano oferece.  

Vantagens 

Agora que você sabe o que são cada uma dessas economias, confira as suas vantagens. 

Economia aberta 

A economia aberta oferece vantagens como: 

  • Maior variedade de bens e serviços;
  • Agrega possibilidades nacionais e estrangeiras para os consumidores; 
  • Produtos a preços mais baixos.

A economia aberta consegue oferecer essa variedade de serviços e produtos assim como preços. Por isso, provavelmente alguma coisa que você comprou veio direto da China ou de outro país. Afinal, há uma ampla variedade nos países de economia aberta.

Economia ambiental

Já a economia ambiental foca em: 

  • Aumentar reciclagem;
  • Reaproveitamento de sobras de matéria-prima;
  • Reutilização de água; 
  • Aumentar a economia de energia elétrica.

As iniciativas são incríveis e apesar dos resultados não serem imediatos, são favoráveis para evitar um colapso. 

Economia azul

A economia azul tem como vantagem os seguintes meios: 

  • Desenvolvimento econômico por um oceano saudável e resiliente;
  • Reforça a ciência, tecnologia, inovação e a pesquisa de forma multidisciplinar;
  • Oferece uma gestão holística, intersetorial e de longo prazo;
  • Busca desenvolver a capacidade de saúde e tecnologia do oceano.

Agora que você sabe tudo isso ficará mais fácil de entender os assuntos e impactos quando forem abordados, além de poder fazer a sua parte para agregar o melhor nestas economias.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

MAIS PROCURADOS