Acesse Nossas Redes Sociais

Cartões

Confira os efeitos positivos e negativos do cartão de crédito no âmbito familiar

Publicado

em

Não há dúvidas de que o cartão de crédito é um dos primeiros passos para os jovens que completam a maioridade. Atualmente, até mesmo as crianças e os adolescentes já conhecem o quanto o cartão de crédito pode ser um grande aliado no momento em que se quer fazer as compras, mas não possui um dinheiro disponível na conta. Mas, é claro, para todo benefício, existe algum malefício. Separamos aqui alguns efeitos que interferem no convívio familiar ao utilizar o cartão de crédito. Confira abaixo! 

Confira-os-efeitos-positivos-e-negativos-do-cartao-de-credito-no-ambito-familiar-e1655316654688-1116x628

O que é 

O cartão de crédito é uma das formas de empréstimo com prazo de pagamento de até 40 dias (a depender da instituição bancária). O cartão de crédito só é disponibilizado por bancos e instituições financeiras, mas para tê-lo é preciso obter a aprovação do banco. Ao ter isso, o consumidor recebe um limite de crédito para fazer as compras de bens e serviços que deseja.

É através do cartão que é possível fazer parcelamento das compras, seja eletrônicos, eletrodomésticos, compras de mercado ou algum ingresso para lazer. Mas, é claro, você também pode optar por usar “a vista” a opção de crédito.

Além disso, o cartão também proporciona que você possa participar de programas de relacionamentos da bandeira ou da própria instituição bancária. 

Quando você adquire o cartão automaticamente já recebe uma taxa de juros e um limite estabelecido pelo banco. Normalmente, as taxas são padrão, mas o limite é definido de acordo com a sua renda. 

Ao utilizar os créditos do seu cartão, no fim do mês ou do dia que você estabeleceu irá receber uma fatura para que possa pagar e restabelecer seus créditos. Caso não pague até o dia do vencimento, será cobrado taxa de juros e até mesmo corre o risco de ser negativado. 

Efeitos positivos 

Entre os principais efeitos positivos do cartão de crédito podemos dizer do quão amigável ele será para evitar que você passe por apertos. Com o controle financeiro eficaz tanto do seu salário quanto dos créditos, é muito mais fácil visualizar que não passará por grandes dificuldades. 

Participar de programas da bandeira ou da instituição financeira oferece, na maioria das vezes, prêmios e descontos incríveis. A sua família não precisa lidar com as dívidas se você souber controlar as vontades, estabelecer prioridades e ter certeza de gastar apenas 30% ou menos do seu salário com o cartão de crédito. 

As principais vantagens de ter um cartão deste tipo é que será possível não passar por estresse por conta da falta de dinheiro em um dia fora de pagamento, ter mais opções de parcelamento sem juros altos e até mesmo, mais independência financeira em algumas situações. 

A família toda termina ganhando quando você não se torna um refém do cartão de crédito e das instituições bancárias.

Efeitos negativos

Apesar dos benefícios que o cartão de crédito proporciona, se você não tem controle financeiro ele pode se tornar um vilão logo no primeiro uso. O cartão de crédito oferece tanta praticidade que, se você não se autocontrolar, será fácil acumular dívidas e se ver cada vez mais preocupado com a chegada da fatura.

 E, por isso, a família começa a sofrer já que você estará tão focado nas preocupações e em como não se prejudicar que o lazer, a comunicação eficaz e até mesmo os momentos de descanso não serão bem aproveitados. 

Os efeitos negativos começam a refletir não só em casa, mas também no desempenho no trabalho.

Ao utilizar tantas vezes o cartão de crédito é necessário refletir se não está gastando mais do que recebendo, dependendo da resposta já sabe onde começou a errar. 

Estabelecer prioridades é a palavra-chave e ter controle é essencial para que não consuma todo o seu limite por coisas tão bobas ou que podem ser adiadas.  

Seu âmbito familiar pode ser muito melhor ao saber administrar o cartão de crédito, seus ganhos e gastos com sabedoria. 

Portanto, agora que sabe de tudo isso, basta estar atento ao que precisa e estabelecer disciplina em si mesmo para não gastar desenfreadamente.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS