Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Alugar ou comprar um imóvel? 8 coisas para considerar

Publicado

em

É melhor alugar ou comprar um imóvel? Em algum momento, a questão surge na vida de todos. Mesmo um inquilino vitalício que adora viver em apartamento provavelmente teve algumas lutas internas sobre se seria mais sensato comprar uma casa ou continuar alugando. Qual é a resposta certa? Bem, a boa notícia é que a resposta depende de você.
real-estate-g73ab48069_1280

Alugar ou comprar um imóvel? Saiba o que considerar. Fonte da imagem: Pixabay

Alugar ou comprar um imóvel: devo comprar uma casa?

Possuir sua própria casa é o sonho de muitos brasileiros. Não há dúvida de que ter seu próprio imóvel traz muita satisfação e orgulho – também traz muitos custos extras e manutenção. É por isso que você quer ter certeza absoluta de que está pronto para comprar uma casa.

Como você sabe que está pronto? Se você puder responder sim às perguntas a seguir, você está preparado para adquirir um imóvel.

1. Você está sem dívidas?

Aqui se fala de qualquer tipo de dívida.

2. Você tem um fundo de emergência completo guardado?

Se você fosse demitido hoje, poderia pagar suas despesas mensais (como hipoteca e contas) por pelo menos três a seis meses enquanto procurava trabalho?

3. Você tem dinheiro suficiente para uma entrada de 10 a 20% em uma financiamento de taxa fixa de 20,30 anos?

Ter 20% ou mais significa que você pode, além de pagar menos juros, que você pode a priori, pedir um financiamento, visto que as instituições financeiras cobrem no máximo 80% do valor total do imóvel.

4. O pagamento da sua casa será de 25% ou menos do seu salário líquido mensal?

Certificar-se de que o pagamento de seu financiamento (incluindo principal, juros, impostos sobre a propriedade, seguro residencial, etc) não seja mais do que um quarto de sua renda mensal deixa bastante espaço em seu orçamento para atingir outras metas, como economizar para aposentadoria e reservando dinheiro para os fundos da faculdade de seus filhos.

5. Você pretende permanecer no mesmo local por mais de três anos?

Se você não é louco por onde mora, por que compraria uma casa lá?

Se você respondeu não a alguma das perguntas acima, agora pode não ser o momento certo para você comprar uma casa. Deixe sua compra de casa em espera e concentre-se em suas finanças até que você possa responder sim a todas essas perguntas, ai você pode até investir em comodidade como por exemplo deixar a sua casa inteligente.

Alugar ou comprar um imóvel: devo alugar uma casa?

Primeiro, vamos esclarecer uma coisa. Alugar não é perder dinheiro. Claro, dar seu dinheiro ao proprietário pode significar que você não está investindo na casa própria. Mas, de toda forma, também está pagando parar morar em algum lugar.

Embora alugar como um modo de vida não seja algo que recomendamos, existem algumas situações em que alugar é a melhor opção. Analise os pontos abaixo para refletir se, no seu caso, vale a pena alugar.

6.Você está pagando dívidas

Se você tem empréstimos estudantis ou dívidas de cartão de crédito para pagar, considere seu apartamento seu local de moradia. A menos que seu aluguel esteja consumindo muito do seu salário – nesse caso, você provavelmente deve encontrar um apartamento mais barato – o aluguel te propiciar a chance de quitar os débitos e poupar dinheiro

7.Seu trabalho exige que você se movimente

Se você é militar ou se não planeja ficar muito tempo em uma área, deve alugar. Na maioria das áreas, você precisará ficar em uma casa por dois a três anos para que a compra valha o investimento.

8.Você precisa de tempo para fazer um plano

Comprar uma casa é um compromisso de longo prazo. Como é o caso de qualquer relacionamento, você deve pensar em sua decisão – agir impulsivamente nunca é uma jogada inteligente. Então, se você acabou de se casar, se formou na faculdade ou não tem certeza em qual bairro quer morar, não se sinta culpado por alugar até ter um plano sólido.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS