Acesse Nossas Redes Sociais

Direitos

Vale alimentação em dinheiro: Conheça o que muda com essa Medida Provisória

Publicado

em

Apesar do setor ter um temor de ter prejuízo, o vale alimentação e refeição poderá ser pago em dinheiro através de MP!

Vale-Refeicao-VB

A Câmara dos Deputados iniciou seu expediente na segunda(1º) preparando 3 Medidas Provisórias, especialmente, para que eles não percam a validade no dia 7 de agosto. Uma dessas MP que estão sendo preparadas visa regulamentar o teletrabalho e também alterar as regras do vale alimentação.

Assim, o benefício do vale alimentação poderá ser pago em dinheiro, principalmente, após essa Medida ser aprovada. Por isso, se quer entender mais sobre essa medida e as principais mudanças, fique com a gente até o final!

Pagamento em dinheiro

O relator da MP é o deputado Paulinho da Força (SD-SP), que tem o desejo de incluir no texto a permissão para que os trabalhadores possam receber o benefício atrelados à alimentação ser em dinheiro.

A meta é fazer com que os empregadores tenham mais simplicidade para negociar com os sindicatos o pagamento do vale alimentação. Assim, o pagamento do salário vai ser de uma parte e o Vale Refeição feito separadamente, muito, para que consiga durar o mês inteiro para bancar as refeições.

De acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), o valor pago da refeição no Brasil é de R$40,64. Por isso, com o valor pago dessas refeições supera o recebido no benefício, logo, sempre falta ao trabalhador no fim do mês.

Especialmente, por conta do vale refeição ter que bancar o pagamento do almoço dos trabalhadores durante todo mês. 

Estabelecimentos temem prejuízo

O principal fator contra essa medida é feita pelos movimentos do segmento de alimentação, principalmente, dos donos de restaurantes ligados à essa refeição. A MP 1.108\22, que é a identidade da proposta, está sendo muito questionada por essas pessoas nesse momento.

Muito por conta da expectativa de prejuízo de R$30 bilhões em faturamento, esse dado de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

“Isso provocará ainda mais dificuldades nesta recuperação da economia, que já está difícil com a inflação corroendo os ganhos dos brasileiros”, afirmou Paulo Solmucci, Presidente do Abrasel.

A Associação ainda disse que o setor pode ter cortes e demissões por conta da Medida Provisória. A entidade afirma que 20% do faturamento do segmento está diretamente ligado à alimentação através do benefício.

Em estabelecimentos próximos a grandes empresas o setor pode ter o faturamento em cima do vale refeição de 80%. Com isso, nesses bares e restaurantes especializados o temor é ainda maior, principalmente, por conta do medo de fechamento.

A MP ainda está sob análise da Câmara e para ser validade é necessária aprovação também no Senado Federal. Logo, a Medida ainda tem que ser aprovada pelo Presidente da República para ser efetivada.

Contudo, a medida tem animado alguns trabalhadores que pensam em economizar um pouco mais com as refeições feitas no horário de trabalho. Principalmente, por conta do aumento do IPCA que está deixando os brasileiros cada vez mais pobres, com o 12º aumento da inflação seguido acontecendo no mês de agosto.

 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS