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Governo de São Paulo adia o fechamento de bilheterias CPTM/METRÔ

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Após uma série de incidentes, o Governo de São Paulo adia o fechamento das bilheterias em estações do metrô e da CPTM que aconteceriam neste fim de ano.

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Fechamentos de bilheterias é adiado e não há data definida

O governo de São Paulo tomou a decisão de adiar o fechamento das bilheterias nas estações do metrô e da CPTM após uma série de problemas e reclamações sobre o novo bilhete TOP e os totens de autoatendimento. Apesar da decisão já ter sido tomada, o governo do estado ainda não definiu a nova data em que serão desativadas as bilheterias das estações do metrô e da CPTM em São Paulo.

Previsão era até o fim deste ano

A previsão era a de que, até o fim deste ano, todas as bilheterias seriam fechadas. O passageiro iria contar apenas com duas possibilidades: o aplicativo TOP, para celular ou os totens de autoatendimento. O processo de fechamento começou em outubro, com a redução do horário de funcionamento das bilheterias de algumas estações. Entretanto, com o excesso de problemas e reclamações, foi necessário adiar o planejamento anterior. “Tentei na primeira máquina e não funcionou. Coloquei o cartão, pedi a quantidade de duas passagens, digitei minha senha e não saiu o bilhete. Tive que ir numa outra máquina comprar um terceiro bilhete. Vou conferir depois no extrato se foi debitado, só que eu vou reclamar pra quem, né? Essa é a questão.” questionou Eron Brito, corretor de imóveis em entrevista dada ao G1.

Problemas como esses são constantes e outros passageiros ainda devem contar com problemas de fila e a instabilidade no sistema.

2022 cheio de mudanças para os passageiros do cartão BOM

Para aqueles que utilizam o cartão Bom, em janeiro de 2022 não vai ser possível carregar o antigo cartão Bom, como também não será possível transferir o saldo dele para o cartão TOP. Entretanto, a Secretaria Estadual de Transportes garantiu que o Bom continuará funcionando para quem tem créditos.

O Ministério Público foi acionado e a Promotoria notificou a pasta para “indicar qual a destinação dos valores remanescentes” para que fosse melhor esclarecido. O presidente da instituição, Procon-SP, também se manifestou afirmando que “o Código do Consumidor e a legislação não permitem qualquer tipo de perda de créditos em razão de uma opção do prestador de serviço. Foi ele quem criou um novo cartão, o consumidor não tem nada a ver com isso. O princípio é o seguinte: eu tenho um centavo, mas ele é meu. Ponto final”.

A Secretaria estadual de Transportes ainda não se pronunciou sobre o ocorrido e as exigências de esclarecimentos destes órgãos, entretanto, o ano que vem já espera grandes acontecimentos para os passageiros do estado de São Paulo.

Enquanto não há datas definidas para fechamento das bilheterias e os problemas em relação às máquinas de autoatendimento e o bilhete TOP não foram resolvidos, os passageiros poderão contar com o atendimento das bilheterias em horário reduzido presentes em estações do Metrô e da CPTM.

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Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

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