Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Controlar melhor seu dinheiro e fazer um orçamento pessoal

Publicado

em

Para controlar melhor o seu dinheiro e conseguir ter mais saúde financeira é preciso antes ouvir algumas verdades. Logo, elas podem ser duras, porém irão te ajudar a criar uma rotina e principalmente responsabilidade para alcançar seus objetivos financeiros.

controlar-melhor-seu-dinheiro

Com isso, você terá a oportunidade de se tornar mais rico e começar a criar a vida que deseja. Além disso, seguir esse caminho pode te tornar mais disciplinado, principalmente por entender a importância de alguns aspectos chave da mudança financeira.

Então, se quer aprender como controlar melhor o seu dinheiro, continue com a gente até o final.

Você precisa aprender a organizar suas finanças pessoais

A verdade é que apenas através da organização e criação de hábitos financeiros saudáveis você consegue organizar sua vida com dinheiro. Por isso, para controlar melhor o seu dinheiro é preciso primeiro criar um orçamento em que você entenda quais são todos os seus gastos.

Com isso, anotar todas as suas receitas e principalmente despesas, para saber exatamente o que sai e o que entra.

Então, você precisa também conferir frequentemente os seus extratos tomando nota de tudo o que gastou, especialmente com o que gastou. Para entender o que está sendo gasto e como, logo, entender seus hábitos de compra e mudança de alguns se necessário.

Além disso, crie o hábito de fazer planilhas para controlar melhor o seu dinheiro.

Você precisa gastar menos do que ganha

No primeiro passo dado, você tem a noção de tudo o que ganha e principalmente do que gasta também. Logo, você consegue ter noção de como anda sua vida financeira, se suas contas estão no vermelho ou no azul.

Por isso, você pode controlar melhor o seu dinheiro e começar a procurar gastar menos do que ganha. Esse aspecto é fundamental para conseguir se tornar mais rico e ter mais a situação em suas mãos.

Portanto, vale o esforço para ajustar suas dívidas e cortar alguns custos para ter mais dinheiro sobrando.

Você precisa se pagar primeiro

Se pagar primeiro é um conceito que está ficando cada vez mais famoso no mundo financeiro. Ele existe em alguns livros, como o “O homem mais rico da Babilônia”, e se trata de se pagar antes de tudo. Com isso, toda vez que receber qualquer valor, o primeiro passo é pagar uma parte do valor para si mesmo. Logo, você consegue, primeiro criar o hábito de poupar e segundo, começar a criar algum dinheiro guardado.

De acordo com o conceito, somos muito importantes, principalmente por ser você quem produz o dinheiro.

Portanto, você precisa se valorizar e guardar uma parte para si, especialmente se precisar usar em situações de emergência. Então, quando receber o seu salário, por exemplo, você deve guardar de 10% a 5% do valor total para essas finalidade.

Você precisa aprender a investir

Quem procura aprender a controlar melhor o seu dinheiro é preciso entender a importância de investir bem. Com isso, existem muitos investimentos disponíveis no mercado financeiro para diferentes tipos de perfis.

dicas-valiosas-de-economia

Por isso, é fundamental aprender sobre investimentos e principalmente começar a investir em aplicações financeiras.

Logo, quanto antes começar a investir, maior será sua recompensa. Além disso, existem diversos tipos de investimentos acessíveis mesmo com valores mais baixos.

Portanto, você não tem desculpa para começar a investir e conseguir controlar melhor o seu dinheiro.

Você precisa ter objetivos

Você só pode ter acesso a uma vida financeira melhor e controlar melhor o seu dinheiro se possuir metas financeiras. Por isso, é importante criar objetivos financeiros para cumprir e melhorar um pouco mais sua vida em relação ao dinheiro. Então, mesmo que inicie com R$10, você consegue pouco a pouco alcançar o que quer de degrau em degrau.

Além disso, seguindo essas dicas, você consegue economizar o seu dinheiro e principalmente começar a poupar mais. Sendo possível transformar totalmente, mesmo com pouco no começo.

Saiba quais são suas receitas e principalmente quais são seus gastos

A primeira das dicas para fazer um orçamento pessoal é saber exatamente quanto você ganha e principalmente você gasta por mês. Entenda, para ter controle da sua vida, é necessário entender a sua situação.

Apenas pode se movimentar para o local correto, quem sabe em qual direção está, por isso, ter anotado quais são as suas receitas é fundamental. Logo, você precisa saber também de onde vem o seu dinheiro e para onde ele vai quando você gasta.

Portanto, é bom separar suas receitas e gastos por categorias, principalmente para entender como vem e como vai o dinheiro que chega em suas mãos. Além disso, você consegue entender o que precisa para mudar a sua vida financeira.

Anote tudo

Um erro comum de quem precisa aprender as dicas para fazer um orçamento pessoal é não anotar em um papel tudo o que precisa. Com isso, acabam por começar a fazer a mudança, se preocupando no início, contudo, não dura muito tempo e voltam a gastar de novo.

Então, é importante que sempre anote tudo o que for financeiro seu, principalmente os gastos diários. Logo, vale tudo, desde um doce na rua, até uma camisa, todos os gastos devem ser controlados para evitar furos no orçamento.

fazer-orcamento-pessoal

Analise seus gastos sempre

Outro erro comum em quem quer aprender as dicas para fazer um orçamento pessoal  e não tem sucesso. Não sentar e analisar os seus principais gastos, com isso, não identificam o que pode ser mudado para transformar a vida financeira. Então, quanto antes identificar os sugadores de dinheiro, mais rápido, vai poder se livrar desses problemas e mais dinheiro vai sobrar.

Além disso, identificar os sugadores de dinheiro, te possibilita cortar esses males e viver melhor e mais rico.

Use aplicativos financeiros

Se você como muitas pessoas não conseguem ter controle financeiro e acabam deixando de anotar gastos importantes.

Saiba que você pode usar a tecnologia ao seu favor, especialmente com apps de controle financeiro. Além disso, existem algumas plataformas que é possível inclusive solicitar empréstimos e cartões de crédito.

Alguns apps interessantes para conhecer desse tipo são:

  • Mobills;
  • Guiabolso;
  • Organizze;
  • Orçamento Fácil.

Além disso, se quer aprender mais sobre finanças pessoais e ter mais dicas para fazer um orçamento pessoal continue com a gente.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS