Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

CNH suspensa: Dicas para conseguir a habilitação suspensa de volta

Publicado

em

A CNH suspensa é um problema que pode surpreender muitos brasileiros, principalmente por desconhecimento das leis de trânsito. Por isso, vamos te mostrar além de como recuperar sua carteira de motorista, como você pode ter ela suspensa. Mas vale não perder do que ter que correr atrás para recuperar, não é mesmo?

habilitacao-suspensa-como-recuperar

Como Recuperar Habilitação Suspensa

Além disso, iremos mostrar como você pode ter a carteira de motorista cassada. Logo, é importante que fique com a gente até o final para entender tudo. Então, se foi surpreendido com a notificação do Detran ou mesmo quer evitar perder a CNH anota tudo.

O que pode suspender a minha habilitação?

O principal fator que faz os motoristas perderem a carteira além da negligência é a falta de conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, acumulam pontos da habilitação até perder a autorização para dirigir legalmente. Portanto, o primeiro passo para se assegurar de ter sua CNH suspensa ou cassada é estudar um pouco mais sobre as leis de trânsito.

Outro fator para aprender mais sobre as leis de trânsito é poder saber os seus direitos transitando com seu veículo. Entender também como evitar maiores dores de cabeça e criar um ambiente melhor, no caótico mundo dos motoristas no Brasil.

O caso mais comum na perda ou suspensão da CNH é o acúmulo de pontos na carteira devido a infrações cometidas. Muitos motoristas ficam muito tempo recebendo multas e quando se tem a ciência estão recebendo a notificação do Detran.

Para evitar isso é preciso que o condutor não assuma uma postura negligente no trânsito e sempre verifique as correspondências e o site do Detran.

A perda da carteira ou suspensão está prevista no art. 261 do Código de Trânsito. Além disso, existe um limite de pontos que se pode ter no período de doze meses, com no máximo 20 ou mais pontos, que valem:

  • Infrações leves: 3 pontos;
  • Infrações médias: 4 pontos;
  • Infrações graves: 5 pontos;
  • Infrações gravíssimas: 7 pontos.

As mudanças trouxeram algumas diferenciações agora, quando são cometidas infrações:

  • 20 pontos, caso cometa 2 infrações gravíssimas;
  • 30 pontos, caso cometa 1 infração gravíssima;
  • 40 pontos, caso não cometa nenhuma infração gravíssima.

Qual o tempo de suspensão da carteira de habilitação?

De acordo com incisos I §1º do art. 261 o acúmulo de pontos na CNH pode gerar suspensão no direito de dirigir de 6 meses até 12 meses. No caso de ser reincidente em menos de um ano, o agravamento aumenta a suspensão de 8 meses a 2 anos.

Agora, no caso do inciso II, em caso das às infrações autossuspensivas, o período é de 2 meses a 8 meses. Tendo reincidência em menos de um ano, o prazo aumento de 8 meses a 1 ano 6 meses.

Vamos mostrar como você pode fazer para regular a CNH, continue lendo mais.

Como faço para regularizar minha CNH?

O caminho para regularizar a CNH é mais simples do que você imagina. Assim que receber a notificação de suspensão é o momento de buscar a solução para os seus problemas com a CNH. O primeiro passo é conferir a mensagem no site do Detran para ter certeza da situação.

O processo começa com a defesa prévia, antes das penalidades serem impostas na carteira de habilitação. Com isso, você tem 30 dias para  ter ciência do autuamento da habilitação antes das punições.

Se o pedido for indeferido, você não pode enviar sua defesa prévia e receberá a notificação da punição.

Logo, é importante destacar que você tem direito a defesa, portanto, você precisa fazê-la em três fases. Cada uma delas tem uma comissão de julgamento para avaliar a penalidade.

A segunda etapa consiste na defesa de recurso à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações).

O prazo de envio nessa instância é de 30 dias também, você vai enviar para o endereço fixado nas notificações da suspensão da CNH ou das imposições das sanções. Caso seja indeferido na 1ª instância, você pode enviar o recurso para uma 2ª instância. Sendo a última oportunidade para não ter a CNH suspensa.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS