Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

CNH gratuita – Como conseguir tirar a CNH gratuitamente

Publicado

em

A Carteira Nacional de Habilitação Social faz parte de um projeto que visa dar acesso à primeira habilitação. Os cidadãos que serão contemplados devem comprovar a impossibilidade de arcar com os custos do processo. O programa até então foi sugerido pelo governo em 2011, desde aquela época dois estados já oferecem opções de CNH Social. Confira abaixo.

cnh-gratuita-como-solicitar

 

Estados onde a CNH gratuita está disponível

Nos estados de Goiás e Pará atualmente há a demanda para 10 mil vagas, sendo cerca de 5.010 em Goiás e 5 mil vagas para o Pará. As inscrições para os projetos destes dois locais já estão com as inscrições abertas, ou seja, os aprovados dentro do programa irão ficar isentos de qualquer custo relacionado à CNH.

Sobre a CNH Social em Goiás

Em Goiás, o cidadão contemplado pelo projeto pode escolher entre as categorias A ou B. Também é possível fazer a adição de categoria, caso já possua a habilitação, mas para isso é preciso muita atenção. O procedimento é permitido apenas para quem não tenha cometido alguma infração gravíssima. Também não pode ter registro de infração grave no último ano ou ser reincidente de infração média.

Há duas modalidades, sendo:

  • Estudantil – é preciso que o candidato tenha entre 18 e 25 anos e estar cadastrado no CadÚnico, com ensino médio concluído.
  • Urbana ou Rural – é preciso que o candidato tenha mais de 18 anos e atender aos critérios do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também é preciso possuir o cadastro no CadÚnico.

As inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro e podem ser feitas pelo site do Detran de Goiás.

Sobre a CNH Pai D’Égua (PA)

O programa de CNH gratuita do Pará possui o nome de CNH Pai D’Égua. O objetivo é beneficiar jovens de 18 anos completos. Os recursos utilizados para a execução do Programa serão do próprio Departamento de Trânsito do Estado do Pará – Detran/PA.

Os beneficiários do Programa “CNH Pai D’égua” ficam dispensados do pagamento de taxas. Esses pagamentos são referentes à inclusão do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH). Além da:

  • Primeira via da Categoria “A” ou “B”;
  • Taxa para adição de Categoria “A” ou “B”;
  • Taxa para mudança de categoria “B” para “C”;
  • Taxa para mudança de categoria “B” para “D”;
  • Taxa para mudança de categoria “C” para “D”, licença para aprendizagem e agendamento teórico.

As vagas estão divididas da seguinte forma:

  • Três mil vagas para a “CNH Metropolitana”, que contempla Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará;
  • Duas mil vagas para a “CNH Interior”, em todos os demais municípios.

O que o edital reserva?

  • 10% das vagas à obtenção da CNH Especial para Pessoas com Deficiência (PcD);
  • 30% preferencialmente para mulheres;
  • 30% para estudantes entre 18 e 25 anos.

Para mais informações acesse o link do Detran para que possa tirar todas as suas dúvidas pertinentes ao edital, vagas ou os benefícios oferecidos. Aos candidatos que concorrerem a este edital, desejamos uma boa sorte.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS