Acesse Nossas Redes Sociais

Curiosidades

O que é um agente de inteligência? O que ele faz?

Publicado

em

Os agentes de inteligência desempenham um papel fundamental nas relações internacionais e na segurança nacional. Eles reúnem informações de várias fontes para avaliar ameaças e evitar ataques de inimigos internos e externos.

spy-camera-g803d25306_1920

Explorando carreiras: o que é um agente de inteligência? O que ele faz? Fonte da imagem: Pixabay

Entendendo o que faz um analista de inteligência

Os agentes de inteligência trabalham tanto no escritório quanto no campo trabalhando com informações confidenciais e públicas para concluir investigações e criar avaliações sobre seus alvos. Sua prioridade é garantir a segurança de seu país.

Isso envolve trabalhar em campo, interrogar testemunhas e realizar buscas. A pesquisa baseada em computador, geralmente concluída em um ambiente de escritório, também será necessária em conjunto com o trabalho de campo.

Os agentes de inteligência avaliam ameaças de locais e grupos específicos em casa e em todo o mundo. Isso implica examinar grandes porções de dados, históricos, informações geográficas e estatísticas para criar uma imagem tão completa quanto possível. O agente então separa as informações úteis e usa esses dados para criar um relatório abrangente.

Os agentes de inteligência trabalham em estreita colaboração com governos locais, corporações e indivíduos privados para coletar o máximo de informações possível. Eles interpretam dados de países estrangeiros e se familiarizam com locais estrangeiros de forma rápida e completa. A capacidade de falar outros idiomas além do inglês é uma vantagem definitiva.

Como é o local de trabalho de um Analista de Inteligência?

O campo de análise de inteligência abrange muitas oportunidades de carreira em diferentes ramos do governo.

Alguns agentes se concentrarão no elemento tático do trabalho; os analistas de inteligência tática passarão a maior parte de seu tempo no campo trabalhando com as agências policiais locais. Eles geralmente trabalham como intermediários entre vários grupos para garantir que nada seja perdido e melhorar a comunicação.

Outros agentes de inteligência se concentrarão na coleta e interpretação de informações e no planejamento estratégico. Esses grupos terão que ser capazes de coletar informações de fontes incomuns e ser capazes de interpretar esses dados de forma eficiente. Eles terão que aprimorar os bancos de dados existentes, atender às solicitações de inteligência e pesquisar padrões em grandes áreas de dados.

Os agentes trabalham em todo o seu próprio país e em embaixadas e bases militares em todo o mundo. Eles também podem estar entrincheirados em um exército para coordenar seus programas de inteligência e ajudar a coletar informações.

Os agentes de inteligência também podem ser enviados em missões longe de casa e podem passar muito tempo na estrada. Eles podem se encontrar em situações perigosas; a maioria dos analistas de inteligência são treinados em autodefesa e no uso de uma arma mortal. Quando confrontados com situações assustadoras e perigosas, eles devem manter uma presença de espírito calma.

Como se tornar um analista de inteligência?

Para se tornar um agente de inteligência aqui no Brasil, é necessário fazer um concurso público. Mais especificamente falando, é necessário prestar o concurso realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Agente de Inteligência

Descrição sumária de atividades: oferecer suporte especializado às atividades decorrentes das atribuições do Oficial de Inteligência.

Requisito: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Lotação: Brasília/DF

Para o cargo de Agente de Inteligência, o concurso de 2020 da ABIN foi composto das etapas:

Primeira etapa

Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Segunda etapa

Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
Avaliação médica, de caráter eliminatório;
Avaliação psicológica, de caráter eliminatório; e
Investigação social e funcional.

Terceira etapa

Realização do Curso de formação de inteligência, de caráter eliminatório e classificatório.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Bacharel em Administração e graduado em Tecnologia em Gestão Comercial, é especialista em criação de conteúdos sobre negócios. Faz parte da equipe de redação do IEF - Informação em Foco. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS