Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Relações internacionais, entenda o que um profissional nessa área faz e quanto ganha!

Publicado

em

O Guia de carreira de Relações Internacionais é muito interessante para quem quer ingressar nessa profissão. Por isso, se quer aprender um pouco mais sobre o que faz e principalmente quanto recebe quem atua nessa área, continue com a gente até o final.

relacoes-internacionais-salarios

Mostraremos as principais atuações como profissional em relações internacionais e especialmente como cursar a graduação. Além disso, separamos todas as áreas que a profissão atua no mercado e também as diversas funções que pode exercer nessa formação.

O que faz um profissional em relações internacionais

O internacionalista ou analista internacional, é uma profissão muito importante no Brasil, principalmente por lidar com assuntos relevantes na sociedade. Com isso, o profissional é responsável por manter as relações entre países, nações e governos da melhor maneira possível.

Logo, em certos momentos ele representa o seu país, governo e nação, portanto, é uma profissão muito importante. Além disso, o analista internacional pode atuar em organizações privadas também em processos de internacionalização da marca.

Por isso, é importante no guia de carreira de Relações Internacionais ter em mente para quem deseja seguir essa carreira a importância de conhecer a cultura.

Existe algumas atribuições que o profissional precisa responder como:

  • Planejar missões internacionais;
  • Estabelecer políticas de internacionalização de organizações privadas e públicas;
  • Elaborar políticas internacionais, planejamentos estratégicos para gerenciar crises internacionais, entre outras funções.

Áreas de atuação em Relações Internacionais

Como dito antes, o analista internacional pode atuar em diferentes locais, principalmente em empresas privadas e ONGs, por exemplo. Além disso, podem atuar como:

Diplomata

Nessa posição, o internacionalista é responsável por defender os direitos do Brasil em outros países.

Com isso, promover soluções para conflitos e realizar conversas entre nações amigas. Contudo para acessar essa vaga é preciso fazer concurso público.

Analista de Comércio Exterior

Voltado principalmente para interesses financeiros, o analista de Comércio Exterior é uma das opções que o guia de carreira de Relações Internacionais oferece. Logo, sua principal responsabilidade é na atuação de negociações de importações e exportações de produtos. Além disso, é uma vaga disponível principalmente em empresas privadas.

cursos-de-relacoes-internacionais

Operador de Agência de Câmbio

Atuando como operador em agência de câmbio, o profissional analisa cotações, tendências e variações e opera câmbio também.

Mercado de trabalho

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário médio do internacionalista é de R$ 3.455. Contudo, existem salários maiores em cidades grandes e em países fora do Brasil.

Além disso, o diplomata recebe cerca de R$ 19 mil, porém somente tem acesso a vaga após concurso público. Logo, podem ser feitos por qualquer pessoa que tenha ensino superior, mesmo sem ser o curso de Relações Internacionais.

Curso de Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais é um pouco diferente dos demais. Com isso, é preciso praticar inglês e outras línguas também para cursar a faculdade.

As melhores faculdades do Brasil hoje são:

  • Universidade de Brasília (UNB);
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS);
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS);
  • Universidade Católica de Petrópolis (UCP);
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS