Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Positividade tóxica: Aprenda a identificar sinais dentro do trabalho

Publicado

em

Se você já passou por alguma situação dentro do trabalho em que suas emoções foram consideradas inválidas, você passou por uma situação de positividade tóxica. Além disso, se você ouvir constantemente no trabalho para ser positivo o tempo todo é outro sintoma muito forte desse problema.

como-lidar-com-pessoas-negativas-1

A positividade tóxica está presente no nosso cotidiano em muitos lugares principalmente por conta de coaches e outras pessoas que forçam essas situações. O otimismo é algo muito importante para ser banalizado dessa maneira, tendo potencial de ajudar muitas pessoas a encarar diversos desafios difíceis na vida.

Contudo, existem algumas doses dessa habilidade que podem causar mais mal do quê bem para sua vida. Por isso, separamos alguns sinais para você identificar quando o otimismo está sendo negativo dentro do seu trabalho.

Comparações

Comparações é um dos sinais mais claros de positividade tóxica, principalmente, quando acontece dentro do trabalho. Uma das comparações mais toscas que podem acontecer são por contas de sofrimentos que as pessoas sofrem.

Isso acontece geralmente quando as pessoas sentem dores e vão conversar com essas pessoas que têm positividade tóxica. A fim de aliviar a dor elas fazem comparações com relação a dor de outras pessoas.

Com isso, elas acabam atrapalhando o processo ao invés de ajudar a outra pessoa dentro do trabalho. Nenhuma pessoa pode ter a mesma dor que a outra, principalmente por terem histórias diferentes de vida.

Frases prontas

Existem muitas positividades tóxicas dentro do trabalho que utilizam a estratégia de frases prontas para apoiar ou tentar fazer os seus colegas agirem de certa forma. “Vai ficar tudo bem”, “Vai dar tudo certo” quando as coisas não estão indo bem e todos sabem que isso não vai acontecer não ajuda.

Na verdade tem efeito contrário e pode trazer resultados negativos, às vezes nós devemos ouvir a verdade para entender melhor como reagir a uma situação. Principalmente em situações negativas, que podem desmotivar o colaborador.

Um exemplo clássico é quando a pessoa está atrasada, ou está com trabalhos para serem resolvidos e houve simplesmente uma frase de “não desista”. Esse é um dos sinais claros da positividade tóxica e é mais simples.

Invalidação

Muitas pessoas que têm positividade tóxica utilizam a palavra que invalida os sentimentos de outras pessoas. Essas palavras são muito poderosas e podem danificar ainda mais em situações difíceis, o “pelo menos” é uma forma muito negativa de tentar ser positivo.

Usar essa frase é como dizer que a situação da outra pessoa não é tão relevante assim para a vida dela. Além disso, usa a comparação para mostrar que a situação poderia ser pior e tem outras pessoas que passam por coisas piores.

A verdade é que utilizar dessa frase pode diminuir as emoções que as outras pessoas estão sentindo e invalidar todos os sentimentos dela. Sempre irão existir pessoas que sofrem mais do que outras em determinados momentos, porém, o que a pessoa está sentindo não pode ser medido e pode ser algo muito negativo para a vida dela.

Por isso, é interessante validar a situação de forma ouvir e ter empatia pelo que ela está sentindo naquele momento.

 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS