Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Internet das Coisas: entenda como atuar nessa área

Publicado

em

A Internet das Coisas (IT) realmente fez jus ao seu hype. Entre 2014 e 2019, o número de empresas que empregam tecnologias de IoT cresceu de 13% para 25%. De acordo com alguns levantamentos, o número de dispositivos conectados à IoT chegaria a 43 bilhões até 2023.

industry-g697e8f579_1920

Internet das Coisas: entenda como atuar nessa área. Fonte da imagem: Pixabay

Entendendo o boom da Internet das Coisas

O florescente domínio da Internet das Coisas abriu um mundo de possibilidades para engenheiros e profissionais qualificados. A crescente demanda ampliou a lacuna entre oferta e demanda. Uma pesquisa de um instituto americano, o Immersat Research Program, mostrou que até 47% das empresas pesquisadas não possuíam habilidades apropriadas de IoT e foram forçadas a terceirizar projetos.

Veja também: Carreiras para quem gosta de números e dados – Conheça profissiões com altos salários do mercado brasileiro

Uma força de trabalho de IoT abaixo do ideal significa que até 75% dos projetos de IoT levam o dobro do tempo para serem concluídos, conforme observado por uma pesquisa do Gartner.

Requisitos de qualificações e habilidades

Não há critérios de elegibilidade fixos para entrar neste campo. No entanto, um graduado em engenharia especializado em TI, ciência da computação, elétrica e eletrônica se encaixa melhor. Algumas faculdades oferecem cursos de graduação em Internet das Coisas ou têm especialização em ciência da computação com IoT como assunto principal.

Para iniciar uma carreira em IoT, os aspirantes precisam ter conhecimento prático dos seguintes conceitos:

  • Desenvolvimento de software: Um engenheiro deve criar software embarcado para lidar com resmas de dados brutos e trabalhar em um ambiente não controlado. A escolha popular de linguagem para desenvolvimento de software para IoT é C, C++ e Python. Os aspirantes também devem estar cientes das interfaces de saída de entrada de uso geral, I2C para estabelecer um link de comunicação entre o processador e um dispositivo conectado.
  • Gerenciamento de dados: como um engenheiro de IoT lida com uma grande quantidade de dados que muitas vezes não são confiáveis, a capacidade de gerenciar esses dados ganha importância primordial. As empresas que contratam profissionais de IoT procuram candidatos que possam projetar, implementar e manter um sistema de gerenciamento de dados confiável e escalável.
  • Data Analytics: Engenheiros com experiência na implementação de aplicativos de análise de dados e a capacidade de visualizar os insights obtidos a partir da análise de dados de IoT estão em grande demanda. Processamento paralelo em lote, processamento de eventos complexos e implementação de algoritmos de aprendizado de máquina são apenas algumas das tarefas que um engenheiro de IoT deve realizar.
  • Sistemas de rede: os dispositivos IoT usam sistemas de rede sem fio para se comunicar com dispositivos e aplicativos na nuvem. Para um profissional de IoT, o design e o gerenciamento dessas redes são essenciais. Um profissional pode se destacar se entender vários padrões, protocolos e tecnologias que suportam dispositivos conectados e design de rede.
  • Padrões de segurança: como os dispositivos IoT interagem com a Web de maneira diferente dos dispositivos de TI, os padrões e recursos de segurança cibernética e privacidade geralmente são diferentes. A segurança da IoT é uma área de nicho de aprendizado e é uma habilidade altamente valorizada.
  • Inteligência artificial: habilidades de IA e aprendizado de máquina são essenciais para um engenheiro de IoT aplicar em tarefas de big data. Em particular, o aprendizado de máquina ajuda um desenvolvedor de IoT a analisar e prever padrões para criar aplicativos mais inteligentes.

Nichos alternativos dentro da área de Internet das Coisas

Os aspirantes podem explorar oportunidades de carreira relacionadas à Internet das Coisas em vários campos, como saúde, manufatura, transporte, agricultura, serviços públicos e produtos de consumo. Embora a função específica da IoT possa diferir em cada um desses campos, eles lidam com os principais problemas fundamentais, como validação de caso de negócios, processamento de dados, rede, segurança e requisitos gerais de tecnologia.

Dentro da IoT, os profissionais podem explorar as seguintes opções:

  • Desenvolvedor de IoT: eles criam software para dar suporte a aplicativos de IoT específicos. Algumas das outras funções de um desenvolvedor de IoT incluem a construção de algoritmos para analisar e gerenciar dados.
  • Arquiteto de IoT: A função envolve construir a estratégia e a arquitetura de ponta a ponta das soluções de IoT. O trabalho de um arquiteto de IoT é identificar e documentar o estado de IoT de uma organização. Ele/ela constrói uma arquitetura que atende às necessidades atuais e atende aos requisitos de negócios futuros. A construção de uma solução de IoT de ponta a ponta inclui o envolvimento em várias áreas de tecnologia, como sensores de coleta de dados, aplicativos na borda e integração com sistemas corporativos.
  • IoT Embedded Systems Designer: O trabalho de um IoT Embedded Designer é facilitar a comunicação entre sistemas conectados à IoT que contêm sensores, microprocessadores e software, por meio de redes IoT. Os designers constroem o firmware que ajuda essas redes a funcionar. Além de usar linguagens como Python e C++ para criar firmware específico de dispositivo, um designer de sistema embarcado trabalha em estreita colaboração com o hardware.
  • Engenheiro de segurança de IoT: As violações no espaço de dispositivos conectados são uma grande preocupação. Vários incidentes no passado, muitos dos quais levaram a grandes perdas, aumentaram a necessidade de engenheiros de segurança com habilidades de IoT.
  • Engenheiro de soluções de IoT: Eles trabalham com os clientes para identificar suas necessidades e personalizar as redes e soluções de IoT para atender aos requisitos relacionados ao tipo de sensores, tecnologias sem fio e outros componentes.

Veja também: As profissões com maiores índices de depressão

Fonte/Crédito:Analytics India Mag

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS