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Entenda para o que serve os indicadores de desempenho logistícos

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Está começando a fazer o planejamento e gestão logística e não sabe ainda para o que serve ou como faz os indicadores de desempenho? Aqui vamos te ensinar tudo que é preciso para melhorar a sua experiência no setor logístico.

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Entenda melhor o que são indicadores de desempenho

Quando falamos de indicadores de desempenho estamos falando de um conjunto de medidas que as empresas – independente do porte – adotam para avaliar como estão suas performances ao longo do tempo de atividade. São os dados coletados dos indicadores que as empresas conseguem determinar se há um progresso e alcance de seus objetivos estratégicos. 

Os indicadores são um método de desempenho que funcionam como bússola para a organização, o que evita que os gestores saiam do caminho estipulado anteriormente e esclareça o que pode ser feito para melhorar as coisas dentro da empresa.

Mas, ao falarmos de indicadores de desempenho é preciso que você entenda bem o planejamento estratégico e logístico da sua instituição. Ao saber exatamente quais são os objetivos da sua organização, mais fácil será você definir as metas e métricas que são necessárias para alcançar os objetivos. 

Quando falamos de indicadores de desempenho logísticos estamos nos referindo a métricas quantitativas que tem objetivo de mensurar e avaliar determinados processos empresariais, o que ajuda a identificar quais são os pontos fortes e os de melhorias dentro da organização. 

O indicador logístico é capaz de agir na raiz do problema e corrigi-lo antes que ocorra prejuízos. Por conta disso, o torna mais do que essencial para as empresas.

Benefícios de ter indicadores de desempenho 

Confira os principais benefícios ao adotar indicadores de desempenho em sua organização. 

  • Aponta falhas e causas da queda de qualidade nos processos;
  • Aumenta a produtividade dos setores;
  • Possibilita decisões mais concisas;
  • Promove mais segurança aos dados; 
  • Proporciona melhor experiência ao cliente; 
  • Promove clareza com os fornecedores e consumidores com o padrão de qualidade no processo.

O indicador de desempenho logístico traz clareza para o setor logístico e melhora a qualidade dos processos e demais setores da empresa. Por conta disso, é essencial que o gestor saiba definir os indicadores necessários.

Conheça os tipos de indicadores de desempenho

  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores de capacidade;
  • Indicadores lucratividade;
  • Indicadores estratégicos;
  • Indicadores de rentabilidade;
  • Indicadores de competitividade; 
  • Indicadores de valor;
  • Indicadores de turnover.

O setor logístico trabalha com cada um deles, entretanto, isso vai depender da necessidade do setor. O que, de fato, ele precisa. Não adianta adotar todos os métodos e estratégias, se não souber quais são as suas reais necessidades e objetivos. Ao adotar tudo, mas não entender onde quer chegar, será apenas perda de tempo. 

Por isso, o gestor capacitado conseguirá decidir qual indicador é necessário para a organização. 

No setor logístico será priorizado, fatores como: prazo de entrega, On-Time e In-Full, Custos de Transporte e Armazenagem e, por fim, Perfect Order Rate. 

Afinal, são esses quatro fatores que fazem a principal diferença para o setor. Por isso, sempre vale a pena ter em mente qual métrica deve ser utilizada. 

Como fazer a análise de indicadores de desempenho

Buscando a melhora contínua é preferível que você esteja atento mensalmente com o que está acontecendo, seja um iniciante na gestão ou um veterano. As situações empresariais podem pegar todos de surpresa, mas com análise de indicadores eficiente com um planejamento logístico você consegue prever e se prevenir contra algumas eventualidades. Confira abaixo como fazer uma análise dos seus indicadores de desempenho logísticos.

Primeira parte

  • Tenha em mente qual é a meta a ser alcançada;
  • Analise a tendência do indicador no mês analisado com o mês posterior;
  • Identifique as ações realizadas para alcançar a meta e quais foram seus resultados;
  • Analise quais são as ações que podem melhorar o processo de alcançar a meta;
  • Elabore um relatório com todas as ações tomadas. 

Segunda parte

  • Compare as atividades obtidas no mês anterior com o mês atual, analise os impactos positivos e negativos. Leve em conta os objetivos de cada uma delas. 
  • Faça um levantamento quantitativo de ações, impactos e interações entre os processos; 
  • Após a análise, elabore uma ação objetiva que deverá ter relação com a causa do problema encontrado.

Com esses passos você conseguirá alavancar ainda mais seus processos logísticos e garantir qualidade a todos.

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Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

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