Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Como ingressar nas Forças Armadas

Publicado

em

A taxa de desemprego vem aumentando no Brasil. Logo, a procura pela carreira militar aumentou, principalmente entre jovens de 18 a 24 anos. Com isso, surgiram muitas dúvidas de como ingressar nas Forças Armadas, entre outras perguntas.

ingressar-forcas-armadas

Imagem / Divulgação: gov.br

Portanto, para te responder e você entender o que precisa para conseguir seguir a carreira dentro das Forças Armadas, continue lendo até o final. Além disso, mostraremos a diferença entre essa carreira, com outras disponíveis, principalmente de Concurso Público.

O que é a carreira militar nas Forças Armadas?

A carreira militar é uma oportunidade de fazer parte de uma organização militar. Com isso, você pode ser da Marinha, Aeronáutica e Exército. Logo, o principal trabalho do militar vai depender da unidade onde ele vai servir. Contudo, o objetivo principal das organizações militares é garantir a ordem e a soberania nacional.

Além disso, a carreira militar permite viajar para outros países em missões especiais, ou nações amigas para intercâmbio também. Por isso, tem se tornado cada vez mais atrativa para jovens que estão começando no mercado de trabalho.

Logo, dentro dessas organizações existem hierarquias que são as funções e responsabilidades de cada indivíduo que faz parte dela, assim existe um organograma onde cada patente tem um nível maior, sendo o soldado o primeiro nível e o marechal a patente mais alta. Além disso, a carreira é uma das únicas que possuem salário integral após o militar seguiu para a reserva.

carreira-no-exercito-brasileiro

Imagem / Divulgação: gov.br

Contudo, nem tudo são flores, dentro da carreira existem rotinas muito puxadas, principalmente em missões, cursos operacionais e treinamentos. Por isso, é indicado para pessoas que gostam desse estilo de vida. Agora, mostraremos como ingressar nas Forças Armadas.

Como ingressar nas Forças Armadas?

Para ingressar em uma carreira das Forças Armadas é preciso realizar Concurso Público das vagas disponíveis.

Com isso, é possível entrar em diferentes níveis de acordo com cada concurso aberto na Marinha, Aeronáutica ou Exército. Logo, é possível entrar como soldado, em casos como da Marinha, no Corpo de Fuzileiros Navais e como Aprendiz de Marinheiro. Como sargento, existem algumas escolas espalhadas no Brasil para cada Força Armada.

Em Minas, por exemplo, existe a EsSa, responsável pela formação de aprovados no Concurso para seguir a carreira com praça.

Com isso, iniciam como alunos, após um período de formação básica, são incorporados nas Fileiras do Exército como 3º sargento e podem seguir até Capitão. Esse caminho tem nas 3 forças, contudo, cada uma possui uma escola de formação diferente para cada tipo de demanda.

Além disso, existe a opção de se tornar oficial militar na Escola de Formação de Cadetes ou através de Concurso Público para o nível superior. Então, é possível nas escolas de formação de cadetes ter ensino superior em ciências militares. Com isso, você é formado militar que tem o mesmo peso de um ensino superior no Brasil e pode chegar até o posto mais alto de cada hierarquia.

Na Marinha chegar a ser Almirante, no Exército General e na Aeronáutica Brigadeiro.

Em caso de ingresso pelo ensino superior antes da formação, você passa por um período de formação também, porém com menos tempo. Além disso, você começa a carreira como 1º tenente e pode chegar até no máximo equivalente a Coronel, logo, a segunda graduação mais alta das patentes.

Cada uma das carreiras tem exigências diferentes, logo, sendo a idade um dos fatores mais importantes para ingresso. Logo, é preciso ser aprovado em testes físicos também para ingressar em qualquer uma das Forças Armadas. Assim quando acontece sua graduação, ou seja, sua formação militar completa, você começa a carreira militar.

Para aprender como ingressar nas Forças Armadas, você precisa também:

  • Estar em dia com suas obrigações militares;
  • Ser aprovado em Concurso Público;
  • Ser aprovado em Exames Médicos;
  • Ser aprovado em Avaliação Física;
  • Não ter sido expulso de nenhuma Força e ter comportamento no mínimo bom.
Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS