Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

4 Dicas para ajudar você a escolher a carreira ideal

Publicado

em

Decidir qual carreira seguir não é nem um pouco fácil, já que envolve uma série de fatores, como salário, carga horária de trabalho, grandes empresas que atuam no ramo e objetivos pessoais. Mas, não é nem um pouco difícil. Se você está em dúvida sobre o que fazer, confira agora as dicas para te ajudar a decidir a carreira dos sonhos. 

4-Dicas-para-ajudar-voce-a-escolher-a-carreira-ideal-e1659741813855-1200x800

Momento de decisão 

Todo momento é um momento de escolha e decisões, isso é fato. Entretanto, as questões acerca da carreira profissional acentuam-se na juventude. A época do vestibular e cursos profissionalizantes é cruel, já que poucos sabem o que quer, de fato, ao longo da vida. 

Vale destacar que mesmo aqueles que começaram a vida acadêmica e profissional o quanto antes ainda podem mudar de ideia sobre o que querem. 

Afinal, a vida é tão caótica e seres humanos evoluem tanto que é possível simplesmente escolher algo, não gostar e mudar de área. Com isso, não há problemas. O importante é ter um ponto de partida. 

Portanto, tenha em mente que a todo momento pode escolher. Desde a área de especialização até qual colega de curso deseja manter ao longo da vida. 

O que você precisa saber antes de escolher a área de atuação

Antes de tomar uma decisão você deve saber as seguintes coisas: 

  • Quais são seus objetivos; 

Não adianta dizer que quer, por exemplo, ser desenhista, mas não saber onde quer chegar com essa função e talento. Estabeleça seus próprios objetivos, tanto de forma individual quanto em cônjuge, se for necessário. Trace uma trajetória a qual pode ser percorrida a fim de alcançar seus objetivos o mais rápido possível. Para conseguir isso, inclua a gestão do tempo. Tornar o gerenciamento do tempo como uma aliada propõe a você menos estresse e ansiedade, oferecendo de forma excepcional, a qualidade de vida.  

  • Ter inteligência emocional; 

Nem tudo sairá como planejado, por isso esteja atento ao mercado de trabalho. Vale a pena consultar a média salarial, carga horária, as empresas de sucesso e aquelas que estão começando na área. Mas, para isso, você deve ter inteligência emocional. Conhecer a si mesmo é o primeiro desafio que carregamos ao longo da vida e, por isso, deve ser levado a sério em todas as decisões. Conhecer objetivos, limites, planos e emoções são pilares que farão parte da sua vida. Portanto, deve pensar isso antes de escolher a área de atuação. Por exemplo, a área de medicina precisa de médicos que tenham tolerância a odores fortes e estar atento a uma rotina corrida. Se seu objetivo é ser médico, mas não tolera odores fortes ou uma correria no dia a dia, vale a pena pensar como contornar isso ou se será possível. 

  •  Quanto pretende e pode investir em cada plano;

Tenha controle financeiro. Ou seja, se você pretende em algum momento ter uma casa própria, um automóvel ou até mesmo fazer um intercâmbio, quanto você está disposto a investir? Isso diz respeito não só ao capital, mas também ao dinheiro. Cada plano possui sua própria característica e, antes de decidir sua área de atuação profissional, vale analisar exatamente isso.  

  • O que define como sucesso.

Para cada pessoa há um sucesso diferente. Alguns vão definir um cargo de liderança, outro viajar ao redor do mundo, construir uma família, ser dono do próprio negócio, lançar um livro ou até mesmo fazer uma pesquisa científica ou conseguir um emprego independente de salário. Reflita sobre o que você define como sucesso para se aplicar a si mesmo. 

Somente desta forma conseguirá escolher com mais maturidade sobre a área de atuação profissional. 

4 dicas para ajudar você a escolher a carreira ideal 

Agora que você sabe o que deve pensar antes de decidir, siga abaixo as dicas: 

  • Confira o mercado de trabalho; 
  • Verifique se o salário está compatível com suas expectativas e as tendências do mercado; 
  • Tenha contato com profissionais experientes da área a fim de desenvolver networking e colha feedbacks positivos e negativos do ramo; 
  • Faça testes de vocação e, principalmente, reflita sobre o que proporciona bem estar além de um bom salário. 

A saúde mental deve ser mantida no dia a dia, por isso, siga estas dicas para ter certeza sobre qual é a sua carreira ideal. Explore as diversas opções e, se não gostar tanto, poderá mudar sempre que julgar bom e necessário. 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS