Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Gás Encanado – Preço no Rio deve subir até 40%

Publicado

em

O valor do gás encanado deverá subir em um percentual de até 40% para os consumidores no ano de 2022.
A Naturgy Energy Group informou que irá seguir o aumento que foi praticado pela estatal Petrobrás para os contratos de longo prazo. Ainda nesse ano de 2021, os preços tiveram aumento bem acima do esperado da inflação, e um dos produtos afetados foi o gás.

alta-nos-precos-do-gas-encanado

Alta nos preços do gás encanado

O gás encanado é utilizado dentro de residências e também utilizado em indústrias, no Rio de Janeiro o valor desse gás poderá sofrer um aumento de 40% sendo efetuado a partir do mês de janeiro do próximo ano. Esse reajuste no valor foi confirmado via CNN pela abegás – pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado

Aumento nos preços do gás canalizado e do gás veicular

Até o período do mês de novembro, o valor do gás canalizado residencial teve um aumento em 20,59% e o gás veicular um aumento de 37,78%, estando assim, acima da inflação média do ano de 2021, que no período foi de 9,26%.
Marcelo Mendonça, o diretor de estratégia e mercado da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, afirmou que a empresa Petrobrás propôs um reajuste de 200% para os contratos de curto prazo para o setor, entretanto, na prática o valor do gás terá uma alta de 50% para as distribuidoras. De acordo com valores absolutos, o valor deste produto será por volta de US$ 12 por BTU. E ainda assim, diz que esses valores estipulados serão quase totalmente repassados aos fluminenses. De acordo com ele:
“O valor será de fato repassado para o consumidor. Sendo assim, nesse processo, as distribuidoras ficam de mãos atadas, porque precisam manter a concorrência na oferta e garantir a segurança energética. Por conta disso, o custo do gás encanado no Rio vai registrar um aumento de 30% a 40% no ano que vem”.

Petróleo e a alta dos preços

Como já citado anteriormente, a Naturgy, organização que tem o controle da concessão de gás no Rio de Janeiro, confirmou através de nota, para a CNN, sobre o reajuste no valor da aquisição do gás a partir do mês de janeiro pela Empresa Brasileira Petrobrás. A empresa disse que em função da alta dos preços do gás internacional e também da variação do barril do petróleo e do dólar.
A da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, a Naturgy Energy Group e outras diversas distribuidoras do Brasil, entraram no Cade – o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, realizando assim um pedido cautelar que pede a solicitação para a manutenção do preço atual de distribuição realizado pela companhia Petrobrás ao período de menos mais um ano.
Em nota emitida, a empresa Naturgy expressa que:
“Em razão da urgência e extrema relevância do tema para o Brasil e o Estado do Rio de Janeiro, a empresa também está atuando, assim como diversas entidades nacionais e fluminenses, para que o  Conselho Administrativo de Defesa Econômica paute e julgue o processo o mais breve possível, visando equacionar o tema”.
Assim, também afirmando à CNN, a estatal brasileira Petrobrás diz que será necessário a importação de gás para suprir toda a demanda do país no próximo ano, dizendo que a procura pelo produto pode ter, sim, uma influência na alta dos preços. E diz que reforça o seu compromisso em oferecer para as distribuidoras de gás natural mecanismos contratuais para que possa reduzir a volatilidade e conferir mais previsibilidade aos preços do produto, mantendo assim o alinhamento com o mercado internacional’.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS