Acesse Nossas Redes Sociais

COVID-19

Estado de São Paulo anuncia a retirada de exigência do uso de máscara ao ar livre em 11 de dezembro

Publicado

em

De acordo com a Gestão Dória havia estipulações sobre valores de óbitos, casos, internações e vacinação contra a Covid como condição para liberação do uso de máscara, porém nenhuma meta foi atingida.

retirada-de-mascaras-ao-ar-livre

Governo de São Paulo irá retirar a exigência de uso de máscaras ao ar livre sem ter cumprido as metas estipuladas

A obrigatoriedade de máscaras será retirada em ambientes ao ar livre a partir do dia 11 de dezembro mesmo o governo não tendo atingido a meta estipulada pela própria gestão estadual de redução de indicadores da pandemia.

O uso obrigatório continua apenas em áreas internas e no transporte público, inclusive em estações e terminais de ônibus. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (24).

A proposta já foi aprovada pelo Comitê Científico, grupo de especialistas que orientam a gestão de João Doria (PSDB), e ocorre em meio a um crescimento no número de casos no estado.

Casos covid-19 no Estado de São Paulo

A média móvel diária de mortes registrada no estado foi de 61 na quarta-feira (24). O valor é 34% maior do que o registrado há 14 dias, o que para os especialistas indica tendência de alta na pandemia. Entretanto, a média diária de casos é de 1.289, valor 10% maior do que há 14 dias, o que indica estabilidade.

Em outubro, a gestão estadual havia condicionado a flexibilização aos seguintes indicadores, mas nenhum foi alcançado ainda. Os dados desta quarta-feira (24) são inferiores.

Mas, de acordo com João Dória (PSDB), o estado deve atingir a meta de ao menos 75% da população vacinada nesta quinta-feira (25). Mas, ainda não há estimativas de quando as outras metas poderão ser atingidas, já que elas dependem de uma queda no ritmo de novos casos, mortes e interações.

Liberação do uso de máscara é uma orientação para todo estado, mas prefeituras têm autonomia para decidir a obrigatoriedade por mais tempo

Vale destacar que a liberação do uso de máscara é apenas uma orientação para todo o estado de São Paulo, as prefeituras possuem autonomia para decidir o uso obrigatório de máscaras por mais tempo. A orientação entra em vigor a partir do dia 11 de dezembro, onde a máscara deixa de ser obrigatória em ambientes ao ar livre em São Paulo.

Veja como está em outros estados e países

O governo do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a autorizar os municípios a acabar com o uso obrigatório de máscaras em locais abertos, entretanto, é possível desde que não tenha aglomerações. Essa medida entrou em vigor no dia 28 de outubro. Mas, no Distrito Federal, o uso de máscaras já deixou de ser obrigatório.

Em outros países não há uma definição, ainda estão estudando a volta do uso obrigatório de máscara mesmo em espaços abertos, como em Portugal, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse “parece óbvio” aos jornalistas durante um evento em Lisboa, o presidente defende o retorno do uso obrigatório de máscaras em todas as situações. Mas, na Holanda, onde já havia sido liberado o uso em determinadas situações, agora o governo voltou atrás.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS