Acesse Nossas Redes Sociais

Últimas Notícias

Dinheiro esquecido no banco: Entenda como receber o valor do Banco Central

Publicado

em

O Banco Central já indicou há algum tempo sobre alguns valores esquecidos que serão depositados. Assim, é importante entender como consultar e principalmente como requisitar se você tem direito a esse dinheiro, por isso, fique com a gente até o final!

dinheiro-18_widelg-1

Segundo o BC existem 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CPNJs que possuem dinheiro esquecido. Logo, a instituição disponibilizou a consulta através da plataforma Sistema de Valores a Receber (SVR).

Dessa forma, a única forma de verificar os valores é nessa plataforma. Além disso, os representantes legais ou herdeiros dos falecidos também podem requisitar os valores em nome dos titulares.

Principais novidades sobre os valores esquecidos do BC

A partir de 7 março serão implantadas, às 10h, as mudanças nas consultas e saques para os usuários. Com isso, facilitando a vida das pessoas tanto para verificarem se tem direito quanto para verificar qual é o valor.

Algumas das principais mudanças são:

  • Inclusão de todos os valores que o cidadão tem direito, antes eram somente alguns números que estavam disponíveis em plataformas diferentes. Logo, agora, na plataforma, o dinheiro previsto no Sistema de Valores a Receber estão todos disponíveis.

 

  • Atualmente, na plataforma SVR, os dados ficam disponibilizados apenas no site da instituição. Contudo, a partir de 7 de março, o compartilhamento dessas informações pode ser feito em diversas plataformas como o WhatsApp. Dessa forma, as informações e os protocolos podem ser compartilhados com terceiros, tanto para guardar os dados, quanto para facilitar o acesso.

 

  • Criação de uma sala de espera virtual para que mantêm o acesso aos dados por tempo indeterminado. Assim, evitando que o usuário saia o tempo todo da página e fique logando a todo momento para ter acesso à plataforma.

 

  • Uma das novas regras mais comemoradas são a respeito dos valores das pessoas falecidas. Logo, qualquer parente direto, herdeiro legal, testamenteiro, inventariante ou representante legal pode ter acesso aos valores esquecidos no Banco Central. Portanto, basta o responsável informar o contato da instituição e o valor retido para conseguir sacar o dinheiro.

 

  • Existem muitas reclamações a respeito principalmente de contas conjuntas. Por isso, o portal agora será feito com mais transparência. Com isso, alguns dos titulares solicitam o valor através do VSR. Logo, basta entrar no sistema para conseguir ver as informações da solicitação. Dessa forma, você deve colocar o valor, CPF e data de quem solicitou.

Como não cair em golpes dos valores esquecidos

É importante antes de tudo entender que por conta dos valores esquecidos, muitas pessoas estão caindo em golpes. Portanto, é interessante saber algumas dicas para não cair nesses golpes e crimes.

As principais recomendações para não cair em golpes são:

  • Primeiramente, um dos golpes mais comuns são mensagens no WhatsApp sobre os valores esquecidos. Nesse caso, vale lembrar que o Banco Central não envia mensagens para nenhum usuário para falar a respeito do valor esquecido. Portanto, o mais indicado é ignorar as mensagens para evitar problemas. Além disso, nunca clique em links enviados nessas mensagens, especialmente, de números que você não reconheça.

 

  • Outro cuidado é nunca realizar pagamentos de valores, muito menos fornecer acesso aos serviços dos valores a receber. Essas informações são totalmente gratuitas e não são cobradas nenhum tipo de pagamento por nenhum dos serviços.

 

  • Não informar para muitas pessoas sobre os valores que serão pagos as pessoas que têm direito. Dessa forma, indicando apenas para pessoas de confiança, principalmente, se o responsável pelos valores tiver idade avançada.

 

  • Caso tenha qualquer tipo de dúvida é necessário apenas entrar na plataforma oficial dos Valores a Receber oficial do Governo Federal. Logo, para evitar problemas é interessante clicar apenas em links oficiais, outros links podem roubar sua senha de acesso.
Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS