COVID-19
Tragédias ocasionadas pela Fake News – Negacionismo sobre a pandemia e tratamento precoce assola brasileiros.
As fake news infelizmente são mais acessíveis e absurdas do que nunca. Nesta pandemia, desde o início, infelizmente muitos brasileiros caíram na falácia do “tratamento precoce” com medicamentos sem comprovação de eficácia e de uma imunização sem vacina.
Milhares de brasileiros ainda nos dias de hoje, 2021, são vítimas de informações falsas transmitidas em aplicativos de comunicação, como as redes sociais e fontes jornalísticas duvidosas.
Brasileiros não levam a sério a covid-19 por conta de fake news
De acordo com o filho da vítima, Luíz Carlos Guglieri, de 76 anos, ele fazia uso de Ivermectina e não respeitava os protocolos sanitários, tampouco levava a Covid a sério por conta de acreditar em tratamento precoce e nas fakes news que recebia. O idoso morreu em março deste ano, mas seu filho Rodrigo relata a dor de perder um ente querido ocasionada pelo vírus. O negacionismo do pai infelizmente não é o primeiro caso ou provavelmente o último do ano de 2021. Luíz Carlos Guglieri deixou o hospital pela fé no tratamento precoce que tomou força não só pelo recebimento das notícias falsas no próprio whatsapp, mas também por conta das palavras do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido) que propagou também o uso de medicamentos sem comprovação de eficácia contra o vírus.
Fake News alegam uma ONU comunista e China como responsável por criar o vírus
Empreendedor de Porto Alegre, Rodrigo Guglieri, relatou: “Eu via meu pai diariamente aqui na empresa. A gente trabalhava junto.
[Quando a pandemia começou], a gente começou a ter muito atrito. Eu estava bastante preocupado, até por ele ser uma pessoa mais velha. Ele estava levando a pandemia naquele discurso que foi muito impulsionado pelo governo: que era uma gripe, que não era algo a que se preocupar.
Ele tinha a expectativa de que todo mundo pegasse logo. Porque, se todo mundo pegasse, a gente passaria por isso mais rápido.
Começou a ter um clima muito pesado porque eu cobrava dele o uso de máscara e pra ele não sair. Ele saía. Muitas vezes, era: ‘Ah, tenho que comprar café’. Aí ele não ia em um supermercado, ele ia em vários supermercados, sabe?
Eu dizia: ‘Olha só, a ONU tá dizendo…’. E ele: ‘Mas quem é o presidente da ONU? O presidente da ONU é um comunista’.
Ele recebia muita coisa pelo WhatsApp. No início, ele compartilhava, até que a gente começou a ter discussões sobre ele não compartilhar as informações [corretas].
Ele nunca criou nenhuma informação falsa, mas ele fazia parte daquela cadeia de pessoas que recebiam e compartilhavam essas informações em grupo de amigos.
Eu tentava conversar com ele. Até porque eu esperava também da parte dele um pouco mais de racionalidade sobre o tema. Meu pai era biólogo. Ele já tinha trabalhado dentro do meio acadêmico, então eu tentava utilizar isso como um argumento, já que ele era uma pessoa com uma formação. Mas ele tinha uma visão bastante cega em relação a isso.”
Não só Luíz e sua família sofreram, mas também outros que acreditam nas notícias falsas e sem fundamento.
Protocolos sanitários, isolamento social e a vacinação como solução para a acabar a pandemia do covid-19
Seguir os protocolos sanitários, isolamento social e buscar a vacinação (se você puder) são os meios mais eficazes para prevenir-se contra o covid-19 e suas variantes. Outro meio para que seja diminuída as mortes por covid-19 é não compartilhar fake news. Para saber se você está sendo vítima de fake news é necessário que você verifique a fonte da notícia e também analise a veracidade do veículo em que ela foi emitida para que, ao compartilhar uma notícia, ela não seja falsa. Afinal, Ivermectina e Cloroquina não são medicamentos eficazes contra o covid-19, procure um médico se sentir algum sintoma de covid e, principalmente, não tome remédios sem prescrição médica.
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso REDA 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Literário 2023 – Inscrições, Vagas
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Embratel – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Copasa 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Jornalista 2023 – Dicas, como se inscrever, editais
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Enel 2023- Emissão, Solicitar, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Correios 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Dicas1 ano Atrás
2 Via Boleto Santander – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Carreira3 anos Atrás
Vagas Abertas ICOMON 2022 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Gari 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Eventos3 anos Atrás
Show da Gabriela Rocha 2022 – Ingressos, Datas, Locais
-
TV2 anos Atrás
Programa João Kléber Show – Inscrição, Quadros, Participe
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso SEDUC 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Prefeitura Salvador 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Cursos2 anos Atrás
Cursos Gratuitos Harvard 2023 – Inscrição, Vagas, Calendário
-
Eventos2 anos Atrás
Show do Soja 2023 – Ingressos, Datas, Locais
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso para Professor 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Se você deseja prestar Concurso para Bombeiro em 2023, esse artigo merece ser lido!
-
Carreira1 ano Atrás
Vagas Abertas Lavoisier 2024 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso UPA 2022 – Inscrições, Edital, Vagas