Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Como se prevenir do “Golpe do PIX” 

Publicado

em

O Pix é uma forma de transferência bancária gratuita que tem facilitado a vida de muitos brasileiros, mas, infelizmente aumentou também os golpes utilizando essa ferramenta. Confira abaixo os golpes mais famosos e como se prevenir dos golpes que envolvem o Pix e tem dado notícias cada vez mais alarmantes, por isso veja as dicas essenciais para não cair mais em golpes bancários.

como-se-previnir-do-golpe-do-pix

O que é o Golpe do Pix?

Há diversas formas de golpe que envolve o pix que você não deve deixar de saber, por isso separamos alguns golpes mais famosos, confira:

  • Clonagem de Whatsapp;

Os bandidos se passam por uma empresa e pedem um código de acesso alegando ser para atualização, manutenção ou confirmação de um cadastro. Porém, é através deste código que é permitida uma invasão no seu perfil. Caso você não tenha habilitado a “autenticação em duas etapas”, basta somente esta informação para que seja instalado seu perfil do Whatsapp em outro aparelho celular e, com isso, ele pode acessar seus contatos e pedir alguma quantia utilizando o Pix.

  • Falsa pesquisa Covid-19;

O golpista neste caso se passa por representante do Ministério da Saúde e faz perguntas sobre os sintomas relacionamentos à doença, no fim ele pede contato e solicita que o usuário informe um código recebido por SMS sob pretexto que seja um dado necessário para confirmar a realização da pesquisa, mas o principal motivo é usá-lo para clonar o Whatsapp da vítima.

  • Central de relacionamento bancária falsa;

Neste modo de golpe, o golpista se aproveita do desconhecimento sobre as formas de cadastro das chaves Pix e, com isso, ele se passa por funcionário do banco em que a vítima possui conta e oferece auxílio para efetuar o cadastro ou informa que é preciso fazer alguns testes com o sistema de pagamento para regularizar o registro. A vítima, então, é induzida a fazer uma transferência via pix.

  • Bug no Pix;

Este tipo de fraude inicia-se em mensagens e vídeos divulgados em redes sociais. São fake news que afirmam que um bug no pix permite que o usuário receba de volta algum prêmio em dinheiro quando transfere valores para determinadas chaves. A vítima infelizmente acredita e envia o dinheiro diretamente para o golpista (o dono da chave que é supostamente contemplada).

nao-cair-no-golpe-do-piX

  • QR Code adulterado;

Os pagamentos pelo pix também podem ser feitos a partir de códigos QR. Na pandemia, durante as lives dos artistas é comum notar que aquela live irá beneficiar alguma organização não governamental e que precisa de doações através do QR code apresentado. Entretanto, alguns criminosos fazem o download dessas apresentações, criam uma transmissão nova em que colocam o seu próprio código QR. Assim, recebem as doações de quem não possui experiência com tecnologia ou não sabe qual o canal oficial que seria feita a verdadeira transmissão com o QR code verdadeiro transmitido pelo artista.

O que fazer para prevenir desses golpes?

  • Ative autenticação em duas etapas em seus aplicativos de mensagens;
  • Verifique a identidade de quem está solicitando o pix;
  • O banco nunca pedirá informações pessoais ou senhas de acesso, portanto duvide sempre que se identificarem de uma instituição bancária e estiver pedindo informações do tipo;
  • Nunca compartilhe suas senhas;
  • O sistema da Bacen é totalmente seguro, confiável e sem bugs, portanto não caia nessa falácia que os golpistas usam;
  • Não clique em links recebidos por e-mail, whatsapp ou qualquer outro aplicativo que direcione a cadastros de chaves do pix;
  • Cadastre chaves do pix somente em canais oficiais de bancos ou fintechs;
  • Em caso de suspeita procure uma equipe oficial do banco;
  • Após o cadastro, o Bacen envia código por SMS se a chave for um celular ou e-mail se for um e-mail, portanto, a confirmação não será por ligação telefônica ou por link.

Esteja atento a estas principais formas de golpe e siga cada uma destas dicas para prevenir-se da melhor forma contra elas.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS