Acesse Nossas Redes Sociais

Eventos

Está proibida a entrada de crianças em ensaios e desfiles de escolas no Sambódromo em São Paulo

Publicado

em

A norma foi estabelecida pela juíza da Vara da Infância e da Juventude de Santana e autoriza apenas maiores de 12 anos a desfilar e entrar no Anhembi, desde que tenham comprovante de vacina e usem máscaras faciais de proteção.

proibida-entrada-de-criancas-no-carnaval-de-sao-paulo

Proibido a entrada de crianças no carnaval de São Paulo

Juíza Titular proíbe entradas de crianças menores de 12 anos a ensaios e desfiles de escolas no Sambódromo

A portaria divulgada pela juíza Fátima Pereira da Costa e Silva, titular da Vara da Infância e Juventude de Santana, na zona norte de São Paulo, proíbe a entrada e a permanência de crianças menores de 5 anos em ensaios e em desfiles de escolas de samba, em qualquer área do Sambódromo do Anhembi, independente do acompanhamento dos pais.

As crianças com idades entre 6 e 11 anos só poderiam entrar para ver os ensaios e desfiles, de acordo com a juíza, se tivessem o esquema vacinal completo. Entretanto, a vacinação infantil só começou nesta segunda-feira(17), o que impossibilita a presença das crianças no evento.

Mesmo que crianças entre 6 e 11 anos tivessem ao menos uma dose, o primeiro grupo prioritário em São Paulo são crianças com comorbidades e deficiências, indígenas e quilombolas. Por conta disso, a juíza proibiu também de forma preventiva a entrada desta faixa etária no Sambódromo.

Adolescentes entre 12 e 17 anos terão acesso ao evento

Apesar das crianças menores de 12 anos não poderem acompanhar seus pais ou ter o mínimo acesso ao Sambódromo, os adolescentes que possuem entre 12 e 17 anos terão acesso ao local para desfilar, acompanhar os pais, ensaios técnicos ou assistir as apresentações. Mas, para tanto, deverão apresentar o comprovante de vacinação completo, autorização dos pais para acesso ao local e também utilizem máscaras de proteção facial.

A medida foi tomada no dia 12 de janeiro, mas só foi divulgada na terça-feira(18) e apresenta que o Sambódromo do Anhembi está na área de jurisdição da juíza. A mesma considerou a pandemia de Covid-19 e o avanço crescente da variante ômicron na região.

De acordo com a juíza, o veto à presença de menores de 5 anos no local é por considerar que as crianças com menos de 5 anos não demonstram interesse ou possuem compreensão sobre o evento carnavalesco, sendo sua presença marcada por conta dos interesses dos pais ou responsáveis.

A juíza ainda salientou que a pandemia propôs isolamento e distanciamento social e citou que a Secretaria Municipal de Saúde indicou que o Sambódromo e o desfile das escolas de samba são de alto risco para propagação da doença.

Por conta disso, a entrada de crianças acima de 12 anos só é permitida com o esquema vacinal completo.

Mas, as escolas de samba estão com a responsabilidade de manter as medidas sanitárias e os cuidados nos carros alegóricos, alegorias e nas fantasias para que não haja adereços que coloquem em risco a saúde dos adolescentes que irão entrar no evento.

As agremiações ainda precisam pedir a autorização expressa às autoridades sanitárias para que os adolescentes possam desfilar nos carros, apresentando dados necessários para a identificação do menor e o comprovante de vacinação.

Será de responsabilidade dos órgãos municipais e estaduais e do MP (Ministério Público) a fiscalização sobre a medida estabelecida.

A vacinação infantil na Cidade São Paulo

A cidade de São Paulo iniciou a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 apenas nesta segunda-feira (17), sendo o grupo prioritário crianças com comorbidades e deficiências, indígenas e quilombolas. Os imunizantes pediátricos aplicados são da Pfizer e já estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs/UBSs Integradas da capital.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS