Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

Use a nota do Enem para estudar no exterior, Veja como!

Publicado

em

As notas já estão disponíveis e os calendários para inscrições de matrícula em diversas faculdades também. Se o seu sonho é estudar no exterior, descubra como fazer isso utilizando a nota do ENEM.

enem-usar-nota-para-estudar-no-exterior

Usar nota do enem para estudar no exterior

Entenda o que é e como funciona o ENEM

O Enem foi criado em 1998 e tinha como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. Mas, a partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, teve inclusão no Sistema de Seleção Unificada(Sisu), sendo reconhecido como o maior e mais complexo exame educacional do Brasil.

O Enem eventualmente terminou substituindo o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais, sendo uma ferramenta de concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, através do ProUni(Programa Universidade para Todos).

O Enem também é um caminho para os estudantes terem financiamentos disponibilizados pelo governo federal, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O exame ainda contempla estudantes de cursos técnicos por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Benefícios de fazer o ENEM

O Enem traz diversos benefícios para estudantes de baixa renda que querem realizar o sonho de ingressar na faculdade, sendo uma via possível para ingresso em instituições públicas e privadas, o exame garante a permanência de estudantes nas universidades particulares através de bolsas de estudos integrais e parciais do ProUni(Programa Universidade para Todos), para participar do programa é preciso ter média de 450 pontos no último Enem. O que torna ainda mais possível.

Veja como usar a nota do ENEM para estudar no exterior

Poucas pessoas sabem, mas com a nota obtida no exame é possível realizar a graduação em outro país sem tanta burocracia. Basta estar atento às regras, nota de corte e, inclusive, regulamentos de ambas partes: governo brasileiro e o governo/universidade pretendida.

Conheça logo abaixo os países que você pode usar a nota do Enem para fazer a graduação:

  • Portugal;

Em Portugal são, ao menos, 50 instituições que aceitam a nota do exame para selecionar os candidatos. A Universidade de Coimbra foi a primeira a aceitar o ENEM e, pouco depois outras instituições também acataram. Para ingressar em Coimbra, as notas possuem pesos diferentes para cada curso, sendo a pontuação mínima de cada candidatura 120 na escala portuguesa de 0-200, o que equivale a 600 na escala do exame brasileiro. Além da UC, você pode tentar a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Cávado e o Avre e também o Instituto Politécnico de Leiria.

  • Reino Unido;

Se você já pensou em ingressar na Universidade de Oxford, Kingston e Bristol, saiba que isso é mais do que possível! Um detalhe importante é que elas também podem pedir a que o candidato faça o vestibular local. Nas instituições britânicas, a nota do ENEM é somada a outros tópicos, como a fluência em inglês, histórico escolar do ensino médio e atividades extracurriculares.

  • França

Algumas universidades francesas aceitam o ENEM, mas vale ressaltar que exigem que os candidatos tenham sido aprovados antes, no Brasil, em cursos semelhantes àqueles que estão aplicando no país europeu. O que pode ser um tanto burocrático.

  • Estados Unidos;

A New York University aceita a nota do ENEM para todos os cursos de graduação, em substituição às provas padrões (SAT ou ACT). A NYU criou a Test Flex Policy que permite aceitar exames de outras nacionalidades, mas há um detalhe importante! Os brasileiros que optarem pela NYU devem enviar a própria nota e, os responsáveis pela escola onde cursaram o ensino médio devem confirmar o resultado para que a pontuação seja oficializada pela New York University.

  • Canadá.

Se você ama o país da folha de bordo, então vai se apaixonar ao saber que a Universidade de Toronto exige que o candidato apresente a nota do ENEM junto ao diploma do ensino médio. A pontuação do candidato na prova conta como pontos para sua candidatura.

Leia os regulamentos e esteja pronto para apresentar a sua nota do ENEM e concorrer às melhores faculdades sem tanta burocracia. Mais informações você encontra no site do MEC e nos regulamentos das faculdades no exterior que está interessado.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS