Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Veja como investir com pouco capital

Publicado

em

Apesar de diversas promessas soltas pela internet, a verdade é uma só: é possível fazer um bom investimento com pouco dinheiro. Mas, vale a pena estar atento a uma série de fatores cruciais para isso. Veja as dicas de como investir com pouco capital e sem precisar de tanto esforço. 

Você com certeza já ouviu falar sobre investimento, já que diversos brasileiros têm estado atentos ao mercado financeiro e, até mesmo os iniciantes, estão sabendo dos benefícios incríveis. Mas, antes de se aventurar neste mundo, vale a pena entender desde o início todos os detalhes dele. 

Veja-como-investir-com-pouco-capital-1200x773

O que é investimento

O investimento é nada mais do que um desembolso em que possui expectativa de ganho ou resultado futuro. Com este tipo de raciocínio em mente, diversos itens podem ser considerados como capital para ser investido, como o tempo, energia, estudos, atenção e metas. 

Podemos salientar que investir tempo nos estudos para conseguir conhecimento quanto a um determinado assunto pode ser compreendido como um investimento. 

Ao falarmos no campo financeiro, o investimento diz respeito a aplicar uma quantia em dinheiro para que ele possa produzir rendimentos no futuro. Isso só é possível por conta do efeito dos juros compostos sobre as aplicações financeiras, que é responsável por fazer com que o dinheiro se multiplique.

O mecanismo é parecido com o de uma dívida, que cresce com o passar do tempo. O valor é multiplicado por ele mesmo ao longo de um determinado período. O valor final depende unicamente do tempo pelo qual os recursos permaneceram sob o efeito dos juros compostos. Em um linguajar mais simples, estar endividado é dever dinheiro para o banco e investir significa emprestar dinheiro para ele e receber posteriormente por isso. Entendeu? 

Entenda a diferença entre investir e fazer uma poupança

Poupar significa guardar dinheiro e, precisa de disciplina e mudanças nos hábitos financeiros para conseguir cortar gastos supérfluos para, enfim, conseguir poupar algum dinheiro. O objetivo é que, no fim do mês, as entradas de dinheiro sejam maiores do que as saídas. Para conseguir poupar é necessário nada menos e nada mais do que ter foco para atingir as metas estabelecidas, além de apenas pagar os boletos. Quem decide poupar para comprar um carro deve estar necessário para alcançar uma determinada quantia pelo tempo necessário para conseguir o carro que deseja. 

Enquanto que, investir não diz respeito a juntar dinheiro, mas aplicá-lo para que tenha uma remuneração no futuro. 

Portanto, ao entender essa diferença você consegue entender melhor seu perfil e estabelecer suas metas de forma mais criteriosa e organizada.

Investindo com pouco capital

Algumas dicas cruciais para você começar a investir com pouco capital: 

  • Conheça seu perfil;

Conhecer o próprio perfil significa estar ciente do quanto quer deixar o capital à disposição dos juros compostos, se quer correr o risco de perder uma quantia significativa do que foi investido ou não. Há diversos tipos de investimentos mais seguros, como o Tesouro Direto, que é essencial para o perfil mais conservador e quer saber quanto vai receber no resgate da aplicação.

  • Estabeleça suas metas; 

Reflita por quanto tempo planeja atingir um determinado objetivo para conciliar com a realidade que vive atualmente. Conte com imprevistos para que possa reorganizar sua vida sem precisar fazer um resgate antes do tempo previsto e necessário para alcançar seu objetivo. 

  • Organize e planeje seus gastos.

Planejamento financeiro é essencial para investir pouco, mas investir de forma consciente. Corte gastos supérfluos e desnecessários. Para investir bem vale a pena não comprometer seu estilo de vida, mas cortar as ervas daninhas que prejudicam seu desempenho e evolução financeira. 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS