Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Pagando o INSS por conta própria: Entenda como fazer para garantir sua aposentadoria

Publicado

em

O que muitas pessoas não sabem é que é possível pagar o INSS por conta própria, principalmente para garantir uma aposentadoria melhor. Logo, mostraremos tudo o que precisa para realizar essa operação de maneira simplificada!

shutterstock_1891438315-1024x624-1

Se você quer se aposentar de maneira melhor, com um pagamento mais gordo, ou mesmo pretende pagar sua própria aposentadoria por ser autônomo, existe um caminho. A contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um direito que os beneficiários no Brasil podem optar para receber pagando por conta própria a guia de recolhimento.

Além disso, quem escolhe pagar o INSS pode receber diferentes benefícios interessantes em alguns momentos importantes da vida. Principalmente, quando você sofre um acidente, por exemplo, precisa se afastar do seu trabalho para cuidar da sua saúde.

Então, para se manter seguro financeiramente em casos de urgência e especialmente para garantir uma aposentadoria tranquila, fique com a gente até o final!

Benefícios de contribuir com o INSS

Os benefícios do INSS começam pela aposentadoria que eles têm direito, principalmente a aposentadoria, pensão morte, auxílio doença, salário maternidade, reabilitação profissional, auxílio acidente entre outros benefícios.

Com isso, traz mais segurança para você realizar sua atividade profissional e cuidar melhor da sua família. Logo, é interessante ficar de olho para contribuir de maneira normal ou simplificada, o que afeta diretamente o benefício recebido pelo INSS.

Como pagar o INSS por conta própria?

Existem profissionais que optam pela sua carreira em trabalhar sem carteira assinada, atualmente, aumentaram o número de pessoas trabalhando como PJ, por exemplo.

Por isso, elas precisam de alguma forma se resguardar financeiramente tanto para casos de acidentes quanto para aposentadoria. Dessa forma, esses profissionais podem realizar a contribuição voluntária para conseguir os benefícios normais do INSS para contribuintes.

Vale lembrar que existem algumas mudanças nos valores que o contribuinte paga e também do  que recebe. Contudo, para te ajudar separamos esses dados, principalmente, sobre os valores que aumentam de acordo com o que o profissional paga.

Sendo assim, alterando a base de pagamento, sendo baseado o piso no salário mínimo brasileiro.

O primeiro passo para conseguir pagar o INSS é emitir o seu Guia de recolhimento para realizar esses pagamentos para o cofres públicos. Ao realizar esse pagamento o direito do beneficiário já fica garantido, especialmente as garantias como licença-saúde e já conta para aposentadoria.

Além disso, quem paga o INSS como contribuinte e não trabalha para nenhuma Pessoa Jurídica, tem direito a um percentual diferente dos valores dos beneficiários normais que têm carteira assinada.

Passo a passo para declarar o INSS por conta própria

A forma de contribuição voluntária é um pouco diferente, especialmente, do percentual em relação ao pagamento de pessoas jurídicas e as que não são. O recolhimento também dos autônomos são diferenciados também, logo, é interessante ficar de olho antes de começar a pagar sua guia.

O primeiro ponto é que o recolhimento é feito com pagamento diretamente pago ao INSS com guia impressa ou sistema online. Porém, os empresários do Simples Nacional tem imposto também em guia única, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Contudo, se a sua situação for diferente siga as etapas a seguir para realizar o seu pagamento do INSS voluntário.

Identificando o melhor formato de arrecadação ao INSS

O melhor formato sempre será o que mais se adapta a sua realidade hoje, existem as opções que são:

  • CLT;
  • PJ.

Quem escolher trabalhar de maneira autônoma, vai contribuir através do MEI em caráter voluntário. Agora, os outros jeitos são como CLT, em que a própria empresa fica responsabilizada, porém, pode ser feito também um pagamento a mais, principalmente para melhorar as condições na aposentadoria.

Definir o tipo de contribuição

Você tem a opção de contribuir pelo “plano normal” ou “plano simplificado”, o plano simplificado possui um valor de contribuição menor, contudo, os benefícios também são menores.

Como pagar a guia do INSS

Você pode encontrar esse documento sendo vendido em papelarias e lojas afins, até mesmo emitir diretamente no site do INSS e se chama Guia de Previdência Social, com pagamentos por mês ou trimestral.

Para isso você precisa saber:

  • Número do seu NIT;
  • Escolher um mês de contribuição;
  • Indicar o código do tipo de arrecadação que decidir.

 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS