Negócios
6 Fatores Que Afetam a Sua Performance Como Vendedor
Novas tendências em vendas surgem a uma velocidade impressionante! No entanto, alguns elementos são atemporais e compõem, independentemente da ocasião, a performance de um vendedor de sucesso. Confira em detalhes os principais fatores que afetam o seu desempenho com vendedor e veja como obter resultados cada vez mais elevados.
Vende é uma arte que vai muito além da comercialização de produtos. A venda envolve um processo intrínseco de troca entre empresas e o público consumidor e requer ações que promovam um relacionamento agradável com o seu cliente.
No entanto, muitos vendedores, apesar de dedicar-se profundamente no desempenho de sua função, não conseguem alcançar os resultados almejados e frustram-se ao longo de sua atuação profissional.
Porém, é fundamental que este profissional mantenha-se empenhado ao longo de sua atuação, pois a construção de seu conhecimento ocorre de forma contínua e todos os dias ele estará lidando com situações e casos que contribuíram para a sua formação profissional.
Dessa forma, entendo alguns dos principais fatores que podem estar afetando o seu desempenho como vendedor e veja como melhorar continuamente para alcançar metas cada vez maiores em sua jornada profissional.
Principais fatores que afetam o desempenho profissional de um vendedor
- Você só se preocupa com a venda
Por mais que o cliente necessite do seu produto, há um consenso de que, enquanto consumidores, não apreciamos o momento da venda. Isso porque, em sua maioria, o vendedores estão apenas focados no ato de vender, sendo esse um fator que afeta diretamente a credibilidade da ação perante o cliente.
Tendo em vista que o ato de focar apenas na venda, e não na qualidade do produto em si, o consumidor passa a ter uma imagem de estar sendo colocado apenas como uma peça, onde suas necessidades e desejos não estão sendo levadas em consideração.
Note que conhecendo, compreendendo e colocando no contexto da venda as necessidades, desejos e características de seu cliente, você estará apostando em um atendimento personalizado, fazendo com que o seu público sinta-se a vontade e valorizando no momento da venda.
- Você não conhece o produto que está vendendo
A falta de conhecimento técnico e específico é outro fator que também pode afetar a sua performance como vendedor, tendo em vista que o seu conhecimento sobre o produto afeta na imagem que você está transmitindo para o seu cliente no momento da venda.
Assim, para um desempenho elevado, aposte no conhecimento técnico do produto no qual você está vendendo e permita que o seu cliente note o que domínio sobre o assunto.
- Você não conhece os gatilhos de vendas
Os gatilhos mentais são elementos que levam em consideração o perfil e as necessidades do seu cliente no momento da venda, permitindo que você identifique e aplique técnicas persuasivas para vender mais de acordo com as expectativas de seu público-alvo.
Os gatilhos mentais possibilitam uma melhora significativa em sua performance como vendedor e transmitem credibilidade para o seu cliente no momento da venda, pois o domínio na área de persuadir o seu público é também o domínio da arte de vender.
- Você perde a motivação no momento da venda
A sua motivação como vendedor tem a capacidade de influenciar diretamente o comportamento e a tomada de decisão do seu cliente. Assim, independentemente da situação no qual a venda se encaixa, é fundamental que, enquanto vendedor, você se mantenha motivado e prestativa ao longo de todo o processo de venda.
- Você não confia em si mesmo
A sua autoconfiança será também a confiança que o seu cliente terá no momento da compra!
Isso mesmo!
Sentir-se inseguro no momento da vende pode afetar negativamente todo o processo de compra, fazendo com que muitas vezes o seu cliente se sinta inseguro em relação à compra, sendo este um fator que afeta diretamente a tomada de decisão de seu público-alvo.
- Você não conhece o seu público-alvo
A falta de conhecimento do seu público-alvo afeta diretamente o seu desempenho em vendas, tendo em vista que o pleno conhecimento de seu cliente auxilia na adoção da linguagem e abordagem adequada, facilitando de forma significativa todo o processo de venda. Assim, enquanto vendedor, é fundamental que você dedique-se profundamente ao conhecimento das características, desejos e necessidades de seu público consumidor.
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