Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Debênture, aprenda sobre esse investimento rentável: Entenda o que são e quais opções desse investimento

Publicado

em

Muitos investidores iniciantes procuram investimentos com rendimentos maiores com o passar do tempo, mesmo que tenham um pouco mais de risco. Por isso, iremos mostrar mais sua debênture, que é uma aplicação muito atrativa para investidores iniciantes.

achievement-idea-climbing-bag-businessman-career-1448551-pxhere.com_

Além disso, mostraremos quais são os riscos e os benefícios que você pode ter nessa aplicação financeira.

Portanto, se você quer entender mais sobre os debêntures, como eles funcionam, quais são os diferentes tipos de investimentos e principalmente se vale a pena para o seu perfil de investidor, continue com a gente até o final!

O que são debêntures?

Os debêntures são títulos de crédito emitidos por instituições privadas negociados no mercado financeiro. Portanto, são semelhantes a títulos públicos emitidos pelo governo, por exemplo, o tesouro direto.

Contudo, ao invés de ser o governo que emite os títulos, dessa forma você emprestando dinheiro ao governo federal, são as empresas privadas que fazem a sua emissão. Logo, Você empresta dinheiro a essas empresas para utilizarem esse recurso em operações de crescimento e outros investimentos dentro dela.

Com isso, você recebe um pagamento pelo prazo que esse dinheiro está emprestado com essas empresas. Vale lembrar, que esses investimentos são de renda fixa, portanto, são mais interessantes para perfis conservadores e intermediários.

Além disso, quem investe em debêntures já sabe quanto vai receber no momento da emissão do título. Os debêntures também são chamados de papéis de dívidas que representam pequenas partes das empresas.

Existem algumas pessoas que confundem debêntures com ações, enquanto nos debêntures você é um credor da empresa, na compra de ações você se torna sócio. Além do fator risco, o debênture tem de ser mais seguro que as ações, oferecendo menos disso por ser uma renda fixa.

Tipos de debêntures

Existem diferentes tipos de debêntures no mercado de investimento, cada um deles tem uma classificação e mostraremos mais detalhes agora.

Debêntures conversíveis

Esses debêntures são mais voltados para perfis mais arrojados e intermediários, principalmente por serem investimentos de renda fixa e também renda variável mesclados. Essas aplicações podem ser trocadas por ações da empresa, com isso, ao invés de devolver uma quantia você pode receber uma participação acionária.

Portanto, se uma empresa não tiver caixa suficiente para pagar a aplicação você pode receber uma parte dela como forma de pagamento. Muitos investidores acreditam que isso pode ser mais seguro e dar mais tranquilidade na hora de aplicar nessa opção de debênture.

Debêntures simples

Os debêntures simples são investimentos que não são conversíveis, logo, são pagos através do rendimento do juros do dinheiro emprestado. Existem, empresas que oferecem os de ventres conversíveis mesmo com a opção sendo simples. Vale a pena ficar de olho para verificar qual é o melhor para a sua vida e os seus objetivos financeiros. 

Debêntures incentivadas

Essas debêntures são especializadas em captar recursos para projetos mais específicos, sendo assim oferecem rendimento para projetos de desenvolvimento da infraestrutura do país.

Ele é um investimento baseado na lei 12.431,outro nome que essas aplicações são conhecidas são as debêntures de infraestrutura. Outros benefícios que fazem esse investimento ser muito procurado, é a isenção do Imposto de Renda sobre esse rendimento.

 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS